Programação

Recordar é TV destaca legado da sambista Dona Ivone Lara neste sábado 

Publicado em 08/05/2020 - 10:59
Veículos: TV Brasil
Categorias: Variedades
Exibição em: TV Brasil

Para celebrar a vida e a obra da sambista Dona Ivone Lara, o programa Recordar é TV deste sábado (9), às 20h30, na TV Brasil resgata uma entrevista e performances da cantora e compositora na extinta atração "Eu sou o show", da TVE/RJ, em 1985. O conteúdo está preservado no acervo da emissora pública.

Considerada a "Rainha do samba", a baluarte bate um papo com a jornalista Jalusa Barcellos e canta os sucessos "Sorriso negro", " Tiê, tiê", "Axé de Ianga" e "O samba não pode parar". A apresentação de Dona Ivone Lara é intercalada por depoimentos da artista sobre a infância, a trajetória na música e a escola de samba do coração, o Império Serrano.

Reverenciada como uma das grandes damas do samba, ela revela curiosidades durante a conversa. "O que eu mais gosto de fazer é show. Eu me realizo quando estou em um palco. Não precisa ganhar muito não. Se eu tô cantando e vendo o povo ali junto comigo, fico realizada", comenta.

Pioneira, Dona Ivone Lara foi uma das primeiras mulheres a assinar sambas e sambas-enredos. Na carreira, a artista compôs centenas de músicas, lançou mais de dez discos e tem canções gravadas por grandes nomes da MPB.

Nascida em uma família que apreciava a música popular, ela enfrentou o preconceito por ser mulher e sambista. Um dos maiores sucessos da carreira da bamba é o clássico "Sonho meu", obra composta em parceria com Délcio Carvalho. A música foi imortalizada nas vozes da divas Maria Bethania e Gal Costa.

Sobre a produção

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da TV Brasil com registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Com o slogan "Se existe memória, a fita roda", a produção valoriza o vasto conteúdo de arquivo conservado sobre a memória da televisão e constitui um registro histórico importante não só da comunicação pública brasileira como também dos hábitos e costumes de outras épocas no país.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Os conteúdos podem ser acompanhados na página da atração no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv. As edições do programa também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço:

Recordar é TV – sábado, dia 9/5, às 20h30, na TV Brasil

Recordar é TV – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br