Programação

Retratos da Dança destaca trajetória da mineira Vitória Regina 

Publicado em 27/11/2020 - 10:34
Veículos: TV Brasil
Categorias: Variedades
Exibição em: TV Brasil

A série documental Retratos da Dança apresenta neste domingo (29), às 23h30, na TV Brasil, o perfil da bailarina, cantora e professora Vitória Regina. No décimo episódio inédito da atração da Rede Minas, a artista de Belo Horizonte fala sobre sua formação, os caminhos profissionais trilhados e sua atuação hoje no universo da dança.

Durante a entrevista, Vitória Regina conta que atualmente se dedica ao chamado 'contato improvisação', prática que consiste na exploração de movimentos improvisados através de princípios como o toque, a troca de peso e a consciência corporal. A técnica baseia-se em um  trabalho em dupla ou em grupo, em que o peso e contra-peso são os elementos-chaves para o movimento acontecer de forma improvisada, mas consciente, na relação entre os corpos. 

Além de praticar o contato improvisação, Vitória Regina dá aulas de balé clássico e dança contemporânea, atividade a que se dedica desde muito jovem. "Me tornei coreógrafa da escola que minha mãe tinha. Em todos os eventos da escola eu dançava, cantava e ensinava, ainda sem qualquer formação, apenas usando minha intuição, o que estava inerente no meu corpo, nas minhas ideias", lembra.  

Aos poucos, Vitória Regina sentiu que era preciso aprender as técnicas de dança para alçar voos mais altos. Foi quando entrou para o Centro Mineiro de Danças Clássicas onde teve aulas com a maítre de ballet, coreógrafa e bailarina Maria Clara Salles, fundadora da instituição.

"Depois de concluir minha formação clássica, despertei meu interesse pela dança moderna, contemporânea. Minhas referências foram Lina Lapertosa, o Grupo Corpo de Dança, Paulo Babreck, Lúcia Ferreira, Patrícia Avelar e Dudude Herrmann, com quem aprendi a técnica de contato improvisação", destaca Vitória Regina. 

Sobre o programa

Produzida pela Rede Minas, a série Retratos da Dança ganha as telas de todo o país a partir da estreia na programação da TV Brasil em setembro de 2020. Com 16 episódios, a primeira temporada do programa revela as impressões de artistas que fazem do corpo um grande espetáculo.

A proposta é destacar personalidades que contribuíram para essa arte ter se tornado uma referência. Cada edição recebe um artista com importante obra na cena mineira da dança. Bailarinos, coreógrafos, performers e intérpretes de renome contam sua vida e mostram movimentos que conquistaram o mundo.

Retratos da Dança aborda a trajetória de artistas que avançaram as fronteiras e permitiram a experimentação como na dança contemporânea tão aplaudida nos dias de hoje. A TV Brasil inicia a exibição da série com as atrações que participaram desde a primeira temporada.

A produção combina depoimentos emocionantes com performances incríveis de artistas que apresentam suas coreografias. A experiente bailarina Dudude Herrmann é a convidada de estreia do seriado Retratos da Dança, obra documental realizada pela emissora pública mineira.

A série mergulha nos movimentos e histórias de convidados como o Ballet Jovem de Minas Gerais, Éden Peretta (Coletivo Anticorpos), Coletivo Movasse, Rede Sola de Dança, Cia NósLáEmCasa, Grupo Contemporâneo de Dança Livre, Cib Maia, Júnia Bertolino, Rodrigo Pinheiro, Marise Dinis, Dudude Herrmann, Eduardo Sô, Vitória Regina, Thembi Rosa, Suely Machado e Paola Rettore.

Serviço

Retratos da Dança – domingo, dia 29/11, às 23h30, na TV Brasil