Acervo EBC é fonte de pesquisas acadêmicas

Publicado em 18/12/2018 - 11:29 e atualizado em 18/12/2018 - 11:37

A pedagoga Simone Aparecida Neves apresentou, em agosto deste ano, a conclusão de sua dissertação de mestrado realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Baseado no célebre programa “Encontro com Tia Heleninha”, da Rádio Nacional da Amazônia, o trabalho acadêmico foi resultado de uma investigação sobre a influência d o programa infantil no letramento literário de crianças da região amazônica.

Por 36 meses, Simone fez uma vasta pesquisa em material que incluiu áudios, cartas, scripts, recortes de jornais, fotografias, além de uma infinidade de documentos cedidos pelo Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“O serviço prestado pela EBC, ao oferecer ao público acadêmico seu acervo, é de extrema importância”, ressalta a pedagoga. “Infelizmente vivemos em um país que não cuida de sua história, a exemplo disso podemos citar a tragédia recente com o Museu Nacional. Portanto, iniciativas como a da EBC são cruciais para que se possa preservar a história, a memória e a cultura desse nosso vasto país”, afirma.

espaco_rnacional.jpg

O Acervo da EBC é uma valiosa fonte de pesquisa para o meio acadêmico. O setor conta com 1.365.248 documentos audiovisuais, textuais, fonográficos armazenados em suportes físicos (fitas magnéticas, mídias digitais, papel, filmes, entre outros).

Como Simone, outros pesquisadores também utilizam o Acervo da EBC. Cláudio Paixão, mestrando da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realiza um trabalho acadêmico que pretende resgatar a trajetória das radionovelas da Rádio Nacional da Amazônia.

Cláudio defende a importância do acervo como forma de acesso à história do país: “Do ponto de vista cultural, histórico, educacional, o trabalho do Acervo da EBC é de uma riqueza enorme. Os pesquisadores têm a possibilidade de acesso à história do próprio país”. E completa: “Não tem como definir a importância do Acervo, porque ele é essencial e a ausência dele representaria uma perda sem precedentes para a memória nacional.”

A coordenadora de Tráfego e Pesquisa , Alvimar Rosa de Souza, ressalta a relevância do Acervo para a geração de conhecimento. “É uma forma de dialogar com o público externo, divulgar o acervo e ainda possibilitar a produção de conteúdo”, afirma. A funcionária do Acervo Indiara Monteiro lembra que esta é a missão do setor: “O acervo existe para ser tratado, conservado e difundido. Esta é a função social de um acervo”.

Neste ano o Acervo EBC já registrou 310 atendimentos, mesmo número registrado em todo o ano de 2017. Em 2016, foram 354 atendimentos.

Os materiais do acervo são cedidos de maneira gratuita para fins acadêmicos e não lucrativos. Para ter acesso a documentos, o solicitante externo envia a demanda por meio do e-mail [ mailto:centraldepesquisas@ebc.com.br | centraldepesquisas@ebc.com.br ] . A solicitação passa por uma triagem. Para que o material possa ser enviado, o solicitante precisa assinar um termo de responsabilidade.

roteiros_1a_radionovela_brasileira_01_1.jpg

Roteiros da primeira radionovela brasileira, “Em busca da felicidade”

Patrimônio radiofônico e audiovisual

A EBC desenvolve o “Projeto Revitalização do Acervo: Modelos Negociais e Difusão”. O projeto prevê etapas que contemplam desde o diagnóstico do estado de conservação e a recuperação física dos bens patrimoniais até a ampliação de mecanismos de difusão. Em novembro deste ano, a EBC realizou o seminário “Memória, Identidade e Futuro”, que discutiu a preservação de seu patrimônio radiofônico e audiovisual. Durante o evento, a EBC anunciou a formalização de acordo de cooperação técnica e operacional com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para revitalizar o acervo da Empresa.

Em outubro deste ano, os roteiros da primeira radionovela brasileira, “Em Busca da felicidade”, receberam da Unesco o certificado do Programa Memória do Mundo, que reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional.