Agência Brasil publica especial “Caminhos da Aposentadoria no Brasil”

Publicado em 13/11/2019 - 19:18

O conteúdo multimidia "Caminhos da Aposentadoria no Brasil" resgata momentos históricos relacionados à evolução e à concessão do benefício, desde a aprovação do plano de pensão às viúvas dos oficiais da Marinha por D. João VI em 1973, passando pela consolidação dos direitos, com a Constituição Cidadão, de 1988, até a promulgação da reforma da Previdência pelo Congresso Nacional, na terça-feira, 12 de novembro de 2019. 

especial_caminhos_da_aposentadoria_no_brasil.jpg

 

No Brasil do ano de 2019, os trabalhadores das áreas rurais são minoria (16%) em relação aos urbanos (84%), conforme mostram os boletins estatísticos na Previdência Social. Além disso, ganham menos: representam 11% dos recursos para aposentadorias dos brasileiros. 

A reportagem especial é entrecortada por depoimentos de pessoas como  Divina de Jesus, de 61 anos, que começou a trabalhar aos 8 anos de idade para ajudar a mãe na cozinha.“Eu nunca parei de trabalhar. Teve aqui um mutirão para se aposentar. Eu fiz o cadastro e, em dois anos, consegui. Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz. A força da gente vai acabando. Tem remédio e alimentação para comprar, além das coisas da terra”. 
 

Com informações da Agência Brasil 
 

Compartilhar: