EBC aplica métodos ágeis para construir o novo site da Agência Brasil

Publicado em 18/02/2020 - 15:09 e atualizado em 18/02/2020 - 15:33

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou, em fevereiro, o novo site da Agência Brasil - fonte de informação para o grande público e vários veículos da imprensa nacional e estrangeira. Para tirar o projeto do papel e acelerar a entrega, a Empresa aplicou um novo estilo de trabalho e utilizou métodos ágeis na gestão dos processos internos. O padrão prioriza a entrega de valor, segurança e assertividade.

O método ágil é um conjunto de práticas de trabalho que nasceu vinculada à área de desenvolvimento de softwares e hoje já se estende para outras ciências. A mudança de paradigma permite maior interação entre as equipes, geração de eficiência e eficácia no desenvolvimento de projetos, encurtamento de prazos e maior qualidade do produto final.

No novo site da Agência Brasil, o processo de criação se traduziu em um site mais moderno e atrativo. Redesenhada, a interface busca dialogar de forma intuitiva com todos os públicos, valorizando o conteúdo, aprimorando o funcionamento em dispositivos móveis e a indexação em mecanismos de busca, bem como facilitando o compartilhamento do material jornalístico.

Saiba mais sobre o novo site da Agência Brasil

Neste trabalho foi priorizada a otimização para os mecanismos de busca, sendo disponibilizada uma ferramenta que analisa em tempo real o texto produzido pelos editores da Agência Brasil e fornece informações sobre como melhorar a indexação daquele conteúdo com adaptações textuais e de parâmetros orientadas para SEO (Search Engine Optimization).

Colaboração e Inovação

O primeiro passo dessa jornada ágil foi a realização de um sprint no qual diretores da Empresa reuniram gestores e especialistas da EBC para avaliar todos os sites integrantes da plataforma web sob o domínio ebc.com.br. Nesta etapa, foram identificados os principais problemas, além de ter sido feito um comparativo com os sites de outros grupos de comunicação e definidas metas para a reformulação.

Num segundo momento, foram discutidas diferentes estratégias de reformulação materializadas em wireframes, que foram analisados e discutidos pelo grupo, sendo ao final realizada uma votação que definiu a nova estratégia para a reestruturação dos sites EBC. Veículo essencialmente digital, a Agência Brasil é a responsável pela maioria dos acessos entre os Veículos da EBC nas plataformas online e foi escolhida para a primeira fase de reformulação, que incluiu também várias outras ações de gestão, como mudanças operacionais e a realização de capacitações para a equipe, necessárias para torná-la ainda mais relevante para a sociedade brasileira.

Na etapa seguinte, para criação do novo site da Agência Brasil, foi montada uma sala de User Experience (UX) colaborativo, que ficou aberta durante 60 dias para receber contribuições de jornalistas, fotógrafos, desenvolvedores e demais profissionais envolvidos com a área digital. A ideia foi construir dinâmicas mais participativas, com alto engajamento e espaço para criatividade. Em um mesmo ambiente físico, todos podiam opinar e ver a aplicação instantânea de suas ideias. A equipe de usabilidade e experiência do usuário utilizou dados sobre a navegação da audiência atual para balizar as decisões.

O trabalho integrando pessoas de diferentes áreas e envolvendo os líderes da Empresa se estendeu também para o ambiente virtual. O diálogo sobre a plataforma foi centralizado em um canal próprio, no Chat EBC, solução de comunicação que utiliza o software de bate-papo Rocket.Chat e todas as informações referentes à criação do novo site, bem como eventos, atas e processos foram organizados em um calendário com agenda específica, compartilhado por meio de um sistema interno.

Com a aprovação de todos os requisitos e do novo layout, a equipe planejou as sprints de desenvolvimento. Com uma equipe enxuta, de seis profissionais, o desenvolvimento foi realizado em 45 dias, seguindo depois para a fase de testes e planejamento da estreia, ocorrida em 10 de fevereiro.

O responsável pela equipe de TI da EBC, Adriano Adoryan, destaca a importância dessas mudanças: "Antes os projetos eram marcados por estouros de prazos, muito retrabalho e baixa satisfação, tanto dos clientes internos quanto da equipe de desenvolvimento.  Com a adoção deste conjunto de metodologias conseguimos cumprir o prazo e ainda antecipar a entrega de requisitos previstos para etapas futuras; obtivemos um alto grau de engajamento de todos os envolvidos e o resultado foi, além de uma entrega de alto valor, também um alto grau de satisfação de clientes, direção e desenvolvedores".

Além de mais bonito e moderno, o novo site da Agência Brasil está mais rápido, eliminou falhas de carregamento e de renderização de páginas, otimizou a navegação do usuário seguindo parâmetros de mobile first e aprimorou recursos de acessibilidade.

Sobre a EBC

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

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