Lauro Gomes é primeiro entrevistado no Projeto Memória Rádio MEC

Publicado em 14/02/2020 - 18:45 e atualizado em 14/02/2020 - 17:47

Admirado pelos colegas de profissão e querido pela classe artística, o experiente produtor musical Lauro Gomes foi celebrado na primeira edição do Projeto Memória Rádio MEC. O homenageado participou de um bate-papo no Espaço Cultural da EBC, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, dia 12 de fevereiro.

projeto_memoria_radio_mec_lauro_gomes_01_credito_tomaz_silva_agencia_brasil.jpg
Lauro Gomes é primeiro entrevistado no Projeto Memória Rádio MEC. Foto: Tomaz Silva/ABr

A iniciativa busca resgatar histórias de personalidades da emissora pública e produzir programas voltados para a preservação do acervo da comunicação no país. O trabalho é resultado de uma parceria da Gerência da Rádio MEC com a Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com mais de 40 anos dedicados à radiodifusão, a trajetória de Lauro Gomes se confunde com a história da Rádio MEC onde ingressou em 9 de janeiro de 1974 e exerceu diversas funções desde apresentador e produtor até gestor.

Para recuperar a memória de tantas décadas de carreira do radialista veterano e registrar o depoimento do veterano, a emissora convidou o pesquisador musical Luiz Antonio de Almeida, amigo de Lauro Gomes; o também pesquisador, Thiago Guimarães, da gerência de Acervo da EBC; e o gerente da Rádio MEC, Thiago Regotto.

O evento teve a cobertura fotográfica da Agência Brasil e foi registrado pela equipe da Diretoria de Conteúdo e Programação (Dicop). Os produtores fizeram entrevistas para um VT sobre a gravação especial que será tema de uma edição do EBC no Ar. O programa diário que acompanha os bastidores dos veículos públicos é exibido de segunda a sexta, sempre às 18h30, na TV Brasil, durante a programação especial de verão da emissora pública.

Lauro Gomes é primeiro entrevistado no Projeto Memória Rádio MEC
O Gerente da Rádio MEC, Thiago Regotto, Lauro Gomes, Luiz Antonio de Almeida e Thiago Guimarães. Foto: Tomaz Silva/ABr

Especiais entram na programação da Rádio MEC em março

A partir das entrevistas de profissionais do porte de Lauro Gomes, a emissora pretende realizar produções radiofônicas especiais ao combinar esses depoimentos com trechos dos programas originais históricos que estão conservados no acervo da EBC citados pelos convidados.

A proposta é organizar rodas de conversas mensais com dez grandes nomes da emissora pública em 2020. Os profissionais que trabalham na EBC são estimulados a acompanhar e interagir na plateia dos encontros. As próximas edições serão anunciadas com antecedência para incentivar a participação.

A partir do depoimento desses convidados, a ideia é realizar produções radiofônicas especiais. Os conteúdos vão ao ar nas ondas do rádio ao combinar essas entrevistas com trechos dos programas originais históricos que estão conservados no acervo da EBC e foram citados pelos convidados.

Com veiculação em FM 99,3 MHz e AM 800 kHz, o material ganha visibilidade em diversas plataformas: em podcast, através do aplicativo EBC Rádios ou ainda por meio do streaming no site http://radios.ebc.com.br a partir de 16 de março com o lançamento da nova programação da emissora.

Programas e entrevistas históricos

Durante o papo, Lauro Gomes destaca algumas de suas tantas realizações na emissora. As inúmeras gravações de concertos e de programas como "Sala de Concerto" e "Música e Músicos do Brasil", além de entrevistas históricas com personalidades da música clássica.

Ele revelou algumas das raridades registradas e preservadas no acervo da emissora e nas produções que fez para o Sele Rádio MEC. No decorrer da conversa, destacou algumas das gravações mais importantes e as entrevistas inesquecíveis com destaque para nomes como a intérprete Bidu Sayão e o pianista Francisco Mignone.

Lauro Gomes nasceu em 1936 e foi o criador do slogan "Música, Educação e Cultura" para a emissora. O produtor compartilhou sua sabedoria durante a fala no evento que durou mais de duas horas.

Emocionado, abriu o coração em seu depoimento com recordações significativas para sua vida e na memória da comunicação pública. "Fui um predestinado. Conhecia a Rádio MEC, mas nunca pensei em trabalhar na emissora. "Vivi a Rádio MEC. Eu não pedi, foi Deus quem me levou. Sou formado em teatro, direção de atores", destaca.

Para ele, a emissora é essencial na história da cultura no país. "A lembrança da música no Brasil é a Rádio MEC. Se a música não tocasse na Rádio MEC, não tocaria em lugar nenhum", enfatiza Lauro Gomes que completa ao ressaltar a importância do público. "Fiz questão de trazer o ouvinte para dentro da Rádio MEC".

A plateia presente no Espaço Cultural agradeceu a trajetória de Lauro Gomes na radiodifusão e destacou sua contribuição para a música clássica brasileira. Os ouvintes afirmaram que o trabalho do produtor fez diferença em suas vidas e o consideram uma enciclopédia viva da Rádio MEC.