Rádio Nacional do Rio celebra 84 anos com programação especial

Publicado em 11/09/2020 - 12:54 e atualizado em 11/09/2020 - 11:48

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 84 anos neste sábado (12). Em comemoração à data, a emissora - que testemunhou importantes acontecimentos da história do País - preparou uma programação especial com entrevistas, música e esporte. Além disso, desde o início da semana, são apresentados depoimentos de artistas, ouvintes e profissionais que fazem o veículo.

Ouça aqui a Rádio Nacional do Rio de Janeiro 

A programação de aniversário começa no próprio sábado, às 8h, com Waldir Luiz e o programa Alô Rio. Em seguida, o Painel Nacional dá lugar a duas horas de música e muitas curiosidades no Ponto do Samba, com Rubem Confete, às 10h. A festa segue com dois especiais produzidos por Astrid Nick: às 12h10, As Rainhas do Rádio recorda as divas que fizeram sucesso na Nacional; e às 15h10, Era uma Vez no Futebol recebe Mário Silva e Waldir Luiz para relembrar grandes locutores esportivos e momentos marcantes do futebol. Já no domingo (13), das 8h às 10h, Osmar Frazão faz uma homenagem à Radio Nacional em seu programa Histórias do Frazão .

Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, 1956. Foto: Acervo EBC

No ar desde 12 de setembro de 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro construiu um legado que marcou épocas, como as radionovelas “Em Busca da Felicidade”, “O Direito de Nascer” e “Jerônimo, o Herói do Sertão”.

Outro grande sucesso foi o Repórter Esso, que esteve no ar entre 1941 e 1968. Com o slogan “a testemunha ocular da história”, o noticiário foi pioneiro na produção de radiojornalismo e sua maneira de levar informação serviu de modelo para outros programas de notícias.

A trajetória de protagonismo da rádio na história da comunicação brasileira também passa pelos programas de auditório. A Nacional criou linguagens que se estabeleceriam como padrão para o formato e inspiração para diversos veículos. Em seus estúdios e no famoso auditório com 496 lugares, astros e rainhas do rádio encantaram o público, a exemplo de Francisco Alves, Emilinha Borba, Marlene, Cauby Peixoto, Ângela Maria e Ary Barros.

O próprio Chacrinha chegou a eleger a sua passagem pela Nacional como um dos pontos marcantes da sua carreira, com a apresentação dos programas Noite Dançante, aos sábados; e Tarde Dançante Melhoral, aos domingos.

Serviço

Programação da Aniversário da Rádio Nacional do Rio de Janeiro:

Sábado (12)

8h - Alô Rio
10h - Ponto do Samba
12h10 - As Cantoras do Rádio
15h10 - Era Uma Vez no Futebol

Domingo (13)

8h - Histórias do Frazão

Compartilhar: