EBC faz cobertura jornalística do segundo turno das Eleições 2020

Publicado em 27/11/2020 - 20:33

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza ampla cobertura do segundo turno das eleições municipais neste domingo, dia 29 de novembro. Na ocasião, mais de 38 milhões de eleitores estarão aptos a votar nos 57 municípios, sendo 18 capitais, em que haverá votação para escolha de novos prefeitos.

Os veículos públicos TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC, bem como as redes sociais da empresa, trazem informações relevantes para o cidadão. Programações especiais acompanham a apuração e apresentam boletins com as principais notícias.

As equipes da EBC produziram uma série de conteúdos para informar e auxiliar os eleitores no momento da escolha do representante do poder executivo municipal. Durante todo o domingo os veículos levarão ao público informações atualizadas da votação e a apuração em tempo real dos resultados.

O eleitor também acompanha, minuto a minuto, as principais informações pelas redes sociais da EBC, com a hashtag #EBCnasEleições.

Interatividade

A TV Brasil lançou a plataforma interativa no sinal aberto no início do mês com todas as informações das eleições municipais. Não é necessário conexão com a internet para usar. Os conteúdos podem ser acessados direto da televisão, usando apenas o controle remoto.

Basta clicar no ícone em verde amarelo localizado no canto superior direito da tela para, por exemplo, treinar o voto no simulador de votação ou baixar o e-título e a justificativa eleitoral pelo QR Code.

TV Brasil

Na TV Brasil, o telejornalismo apresentará uma programação especial: boletins de hora em hora, desde o início da votação, às 7h. Equipes estarão ao vivo diretamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e dos Tribunais Regionais Eleitorais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A cobertura contará também com a participação de emissoras afiliadas de todo país, integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

A partir das 17h, Katiúscia Neri e Roberto Camargo apresentam o Programa Especial Eleições 2020 com detalhes da apuração dos resultados nas 26 capitais brasileiras e flashes ao vivo de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O analista político e doutor em Ciência Política, Leonardo Barreto, comentará os resultados.

Toda a programação especial de eleições da TV Brasil terá tradução em Libras e será transmitida também nas redes sociais e no site da emissora:

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br/eleicoes-2020

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

Agência Brasil

A Agência Brasil, a partir das 7h, vai acompanhar o movimento de eleitores nas principais cidades do país. Ao longo do dia serão divulgadas reportagens com os boletins do TSE e Tribunais Regionais Eleitorais. 

A partir das 17h, os leitores poderão acompanhar a apuração em tempo real das 57 cidades onde haverá segundo turno. A equipe da Agência Brasil publicará matérias sobre os resultados de todas os municípios até o fim da apuração. 

A Agência Brasil também preparou diversas reportagens sobre economia, geração de empregos, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, habitação, mobilidade, desenvolvimento sustentável, em que foram abordados os desafios para os prefeitos que tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2021.

Esses e outros conteúdos podem ser acessadas na Editoria Eleições 2020 (https://agenciabrasil.ebc.com.br/eleicoes-2020) e na tag page agregadora (https://agenciabrasil.ebc.com.br/tags/eleicoes-2020). Nas páginas, o internauta encontra todas as notícias sobre as eleições municipais.

Também é possível encontrar o perfil dos candidatos à prefeitura de cada capital do país, além de informações de serviço como, por exemplo, as diferenças entre votos nulos e brancos; o processo de apuração de votos no Brasil e o papel dos prefeitos e dos vereadores.

Essas informações estão reunidas na plataforma Eleições 2020 (https://conteudo.ebc.com.br/agencia/2020/eleicao/eleicoes2020.html). O público também pode acompanhar e rever o conteúdo das eleições no perfil da Agência Brasil nas redes sociais.

Site - Editoria Eleições 2020 – https://agenciabrasil.ebc.com.br/eleicoes-2020

Plataforma Eleições 2020 – https://conteudo.ebc.com.br/agencia/2020/eleicao/eleicoes2020.html

Facebook - https://www.facebook.com/agenciabrasil.ebc

Twitter – https://twitter.com/agenciabrasil

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCe5UNQPDnDULTaXQn0Vttlw

Instagram – https://www.instagram.com/agencia.brasil/

Rádios Nacional e MEC

A programação especial de eleições da Rádio Nacional começa às 7h do domingo com o Revista Brasil até às 10h e se estende durante todo o dia, com edições do Nacional Informa às 11h, 12h, 13h, 14h e 15h.

As rádios Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia, Nacional do Alto Solimões e Nacional AM e FM de Brasília estarão em rede trazendo notícias ao vivo de todo país. Os apresentadores conversarão com entrevistados, especialistas e as emissoras veicularão produções especiais sobre o tema. O Programa Especial de apuração das eleições e o balanço da votação terá início às 16h.

A Rádio MEC inicia a cobertura a partir das 8h e vai até as 22h com flashes das equipes de jornalismo e dos resultados apurados pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Você também pode acompanhar e rever a programação das rádios pelos sites e pelas redes sociais.

Site – https://radios.ebc.com.br/eleicoes-2020

Twitter – https://twitter.com/radionacionalbr

YouTube – https://www.youtube.com/RadioNacionalBR

Sobre a EBC

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC AM de Brasília (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

Compartilhar: