Rádio MEC terá programação especial no Dia Internacional do Jazz

Publicado em 29/04/2021 - 11:38

A Rádio MEC preparou uma programação especial para sexta–feira, dia 30 de abril, quando o mundo comemora o Dia Internacional do Jazz.

jazz-63212_1280pixabay.jpg

Foto: Pixabay / Domínio Público / CC0

A partir da meia-noite de quinta para sexta, a emissora vai tocar ao menos uma peça de jazz a cada hora. E das 18h às 23h59 da sexta, a programação fica exclusivamente voltada para o gênero.

Na madrugada de quinta-feira para sexta–feira, à 0h, o Acervo Rádio MEC relembra os programas sobre jazz já realizados pela Rádio. A seleção abrange de Paulo Santos e seu “Em Tempo de Jazz”, nos anos 1940, ao "Momento de Jazz", com apresentação de Nelson Tolipan, veiculado pela emissora até 2018.

Ao meio-dia de sexta, o Concerto MEC apresenta “O Jazz na Música Clássica”, especial que reúne obras de George Gershwin e de outros compositores que transitaram entre os dois gêneros.

O Antena MEC, às 18h, traça um panorama do atual cenário de jazz no Brasil. O programa traz entrevistas exclusivas com músicos e entusiastas do gênero, além de uma playlist com o melhor do jazz nacional.

Das 20h às 22h, o Jazz Livre! apresenta os clássicos do jazz e toca as mais pedidas pelos ouvintes.

Em seguida, às 22h, vão ao ar alguns dos melhores shows de jazz já gravados pela Rádio MEC.

Sobre o Dia Internacional do Jazz

Reconhecido em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2011, o O Dia Internacional do Jazz busca destacar o jazz e seu papel diplomático de unir as pessoas em todas as partes do globo. A ideia partiu do pianista de jazz Herbie Hancock, também embaixador da boa vontade da UNESCO. A celebração, que acontece em todo 30 de abril, integra os calendários da UNESCO, das Nações Unidas e conta com uma vasta agenda cultural em quase 200 países no mundo.

Principal rádio de música instrumental e de concerto

A Rádio MEC integra o Sistema Público de Rádio, gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estação é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que inaugurou a radiodifusão no Brasil em 1923, sob o comando de seu idealizador, o carioca Edgard Roquette–Pinto.

Especializada em música de concerto e jazz, a MEC dedica grande parte de sua grade à transmissão de música instrumental. A emissora leva ao ar grandes compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos, além das faixas especiais reservadas ao jazz e à música popular brasileira.

Os ouvintes do Rio de Janeiro podem conferir a programação nas frequências 99,3 MHz (FM) e 800 kHz (AM). Já em Brasília, a Rádio MEC ocupa os 800 kHz (AM). Os programas da Rádio ficam disponíveis na Internet pelo aplicativo EBC Rádios (Android e iOS) e no site radiomec.ebc.com.br .

Serviço:
Rádio MEC – Dia Internacional do Jazz
Sexta-feira, 30 de abril na Rádio MEC
0h – Acervo Rádio MEC – Programas de várias épocas dedicados ao jazz.
12h – Concerto MEC – "O Jazz na Música Clássica".
18h – Antena MEC – O jazz no Brasil de hoje.
20h às 22h – Jazz Livre! – Músicas pedidas pelos ouvintes.
22h – Shows de jazz gravados pela Rádio MEC.
99,3 MHz (FM) e 800 kHz (AM)
radiomec.ebc.com.br