Festival de Música da Nacional FM abre inscrições nesta segunda (17)

Publicado em 14/05/2021 - 14:50 e atualizado em 14/05/2021 - 15:00

As inscrições para o Festival de Música da Nacional FM 2021 começam nesta segunda, 17 de maio, e vão até o dia 30 de julho. Compositores do Distrito Federal e Entorno podem inscrever até duas músicas com letra ou instrumentais. 
 

fest-nacional_desktop_1920x1080_1_slider_500x350.png

 

Os finalistas concorrem aos prêmios de Melhor Música com Letra; Melhor Música Instrumental; Melhor Intérprete Vocal; Melhor Intérprete Instrumental; Melhor Letra; Melhor Arranjo; Música Mais Votada na Internet e Torcida Mais Animada no Show da Final também será premiada 

Os registros serão feitos exclusivamente pela internet, por meio da página nacionalfm.ebc.com.br 

Os concorrentes poderão anexar os arquivos das músicas e dos documentos por upload, diretamente na ficha de inscrição. A leitura do Regulamento, disponível aqui, é fundamental. 

Nesta edição, o Festival comemora 13 anos de sucesso, sempre com o objetivo de abrir espaços para os artistas de Brasília na programação da Nacional FM e incentivar toda a cadeia produtiva da música. Por conta da situação da pandemia do novo coronavírus, os detalhes relativos ao show previsto para o final de novembro serão divulgados posteriormente.

Se durante as inscrições forem verificados problemas ou se houver necessidade de esclarecer dúvidas ou de solicitar informações complementares, o contato com a Coordenação do Festival poderá ser feito pelo e-mail festivalnacionalfm@ebc.com.br.

Etapas
O Festival de Música da Nacional FM é dividido em duas fases de apuração dos vencedores. Depois de encerradas as inscrições, 50 músicas são selecionadas por um corpo de jurados especializados. Essas canções passam a ser executadas diariamente na programação da Rádio Nacional FM. Nesta etapa, os ouvintes podem votar em suas canções preferidas pelo site do Festival. A música mais votada é automaticamente classificada entre as finalistas. As outras 49 músicas passam por um novo processo seletivo, onde são escolhidas 11 canções para fechar a lista das 12 finalistas. Em seguida, tem início uma nova fase de veiculação das músicas na programação da Nacional FM e votação na internet.

O Festival
A primeira edição do Festival Música da Nacional FM foi realizada em 2009, em consolidação a uma série de iniciativas da rádio em apoio à cultura e à música de Brasília. Desde 2015, a final do Festival e o Show dos Vencedores acontecem no Teatro da Caixa Cultural.

Todos os anos, a realização do Festival gera uma grande mobilização dos artistas da cidade, movimentando compositores, cantores, músicos, arranjadores e estúdios de gravação. A cada edição, é registrado um crescimento significativo no número de músicas inscritas e recordes de acesso nas votações pela internet. Em 2020, Festival de Música da Nacional FM teve recorde de inscrições, com aumento de quase 30% no número de inscritos em comparação ao ano anterior. 

Rádio Nacional FM (96,1 MHz)
A Nacional foi a primeira emissora FM de Brasília, entrando no ar em 1976. Os destaques da programação são o melhor da música brasileira e a informação de qualidade. O sinal da Nacional FM também é disponibilizado via internet, por meio do Site das Rádios EBC e do aplicativo Rádios EBC para ioS e Android.


Assista ao show da final do Festival de Música da Nacional FM 2020
 

Compartilhar: