Programa Viva Maria completa 40 anos

Publicado em 14/09/2021 - 15:10 e atualizado em 14/09/2021 - 12:13

Programa da Rádio Nacional é marco na luta dos direitos das mulheres  


Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria completa quatro décadas no ar no próximo dia 14 de setembro. Desde a sua estreia nas ondas da Rádio Nacional, é produzido e apresentado pela jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Mara Régia Di Perna. A atração é referência no rádio brasileiro graças ao seu ineditismo e capacidade de mobilização.

Para comemorar a data, na edição de aniversário haverá um programa especial nas rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e MEC AM, em rede simultânea e com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Rádio Nacional – Facebook e Youtube, das 17h às 18h.

viva_maria_40_anos_banner_institucional_500x250.jpg

 


Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC:  Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. A programação aborda desde políticas públicas relacionadas às mulheres brasileiras a informações sobre a saúde sexual e reprodutiva feminina.

A comunidade de ouvintes e amigas do programa, que reúne seringueiras, quebradeiras de coco babaçu, mulheres do campo, da cidade, parteiras e outras lideranças femininas são carinhosamente chamadas de Super Marias. Para celebrar o dia, elas prepararam uma série de depoimentos, fotos e vídeos sobre a relação pessoal com o programa. Os conteúdos se transformaram em um podcast comemorativo dos 40 anos, que já estão disponíveis na tagpage https://radios.ebc.com.br/tags/viva-maria-40-anos

Mara Régia destaca que a história do Viva Maria se confunde com a trajetória de luta das mulheres brasileiras por seus direitos. “A forte capacidade de mobilização do programa, ainda no início dos anos 1980, consagrou o microfone como ferramenta eficiente de ação e combate às desigualdades sociais com foco nas questões de gênero”, recorda Mara.

viva_maria_40_anos_destaque_intranet_346x230.jpg

 

A jornalista festeja o momento exaltando a relevância da rádio e se diz feliz por saber que a voz do que ela chama de “nosso rádio mulher” continua mais forte do que nunca.  “Graças à potência das ondas da Nacional de Brasília, da Amazônia, do Alto Solimões, o Viva Maria foi do concreto à floresta e mudou a vida de mulheres que nunca tinham ouvido falar sobre seus direitos, sobre as especificidades dos seus corpos

A data de estreia do Viva Maria, 14 de setembro, foi reconhecida internacionalmente como o Dia Latino-Americano e Caribenho da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação. E em 2016, na mesma data, foi fundada a Rede de Jornalistas com Visão de Gênero nas Américas, fazendo chegar o legado desse programa a mulheres do mundo inteiro. O programa também se tornou objeto de pesquisa para trabalhos acadêmicos no campo da Ciências Sociais.

viva_maria_40_anos_web_banner_agencia_677x405.jpg

 

Serviço
Viva Maria 40 anos
https://radios.ebc.com.br/viva-maria
Rádio Nacional AM Brasília – 980Khz
Rádio Nacional FM - 87.1 MHz, São Paulo, Belo Horizonte e Recife
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780KHz, 6.180KHz
Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz
O programa também está disponível no aplicativo Rádios EBC e no site da Rede Nacional de Rádio - https://redenacionalderadio.com.br/programas/viva-maria
Acesse: radios.ebc.com.br

 

Compartilhar: