TV Brasil e Rede Minas firmam nova parceria 

Publicado em 19/10/2021 - 11:19 e atualizado em 20/10/2021 - 21:26

Emissora pública contará com expansão do sinal digital de TV por meio do Digitaliza Brasil

A TV Brasil e a Rede Minas firmam nova parceria para expansão do sinal digital, por meio do programa Digitaliza Brasil, criado pelo Ministério das Comunicações. A assinatura do protocolo de intenções ocorre em 19 de outubro, em Belo Horizonte (MG). Participam do evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente; o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC)/ Rede Minas, Sérgio Rodrigo Reis; e outras autoridades da radiodifusão do Brasil.

Já afiliada à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a Rede Minas firmará um protocolo de intenções para transmissão de programação em rede, nos municípios contemplados pelo Programa Digitaliza Brasil. Cerca de 470 municípios mineiros poderão receber o sinal digital da multiprogramação da Rede Minas com a TV Brasil. Até o momento, 444 já solicitaram adesão à iniciativa federal. Em cada município elegível será instalado um sistema de transmissão que comportará até 8 canais de televisão, com a possibilidade de cada canal operar até 4 serviços de multiprogramação.

logo_rncp.png

 

Digitaliza Brasil 
O Ministério das Comunicações instituiu o Programa Digitaliza Brasil, com a publicação da Portaria 2.524/2021, que estabelece as diretrizes para a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre, no Brasil. 

Com a medida, o Governo Federal concentra esforços para distribuir conversores digitais à população e instalar equipamentos de transmissão para digitalização das emissoras de televisão, beneficiando milhões de pessoas em regiões sem acesso ao serviço de televisão digital. O público-alvo está em 1.638 municípios brasileiros, que ainda contam apenas com o sinal de TV analógico.

Rede Minas
A Rede Minas de Televisão foi fundada em dezembro de 1984, pelo ex-governador Tancredo Neves. A emissora pública e educativa tem a missão de potencializar o intercâmbio de valores, Educação e Cultura à população, por meio da produção e veiculação de programas de televisão de interesse público. 

Integrada à política cultural do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, a Rede Minas é a 3ª maior TV pública do Brasil e tem o objetivo de enriquecer a vida das pessoas, com serviços, produção, exibição e distribuição de conteúdos audiovisuais informativos, culturais e educativos. A Rede Minas atualmente é a emissora de TV, em Minas Gerais, que mais produz conteúdos inéditos em número de horas.

Rede Nacional de Comunicação Pública de TV
A Rede Nacional de Comunicação Pública é formada por 48 emissoras afiliadas e 4 emissoras próprias, da TV Brasil/EBC. E tem os objetivos de difundir produções da TV Brasil e fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdos artísticos e jornalísticos.

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação. De um lado, as afiliadas se comprometem a transmitir a programação da TV Brasil -- que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei -- e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais para exercer serviços de radiodifusão; disponibiliza suporte técnico e capacitação de profissionais e cessão de equipamentos.

Compartilhar: