TV Brasil tem dois finalistas no Prêmio NHR Brasil de Jornalismo

Publicado em 19/10/2021 - 13:19 e atualizado em 19/10/2021 - 14:00

O programa televisivo Caminhos da Reportagem e matéria jornalística do telejornal Repórter Brasil, ambos exibidos pela TV Brasil, concorrem ao Prêmio NHR de Jornalismo. A homenagem, que reconhece reportagens na área de Medicina Tropical, selecionou para a final, na categoria Especial – Doenças Tropicais Negligenciadas, o episódio “Leishmaniose, retrato do abandono”, de Ana Graziela Aguiar de Oliveira, e na categoria Telejornalismo, a matéria “Janeiro é o mês de conscientização da hanseníase”, de Manuela de Oliveira Castro.

A produção para o Repórter Brasil foi ao ar em 14 de janeiro deste ano e usou a oportunidade do mês de conscientização sobre a hanseníase – Janeiro Roxo – para prestar mais um serviço ao cidadão. A jornalista Manuela Castro, há 13 anos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), já foi premiada nesta mesma categoria em 2014, quando escreveu um livro sobre a doença. Manuela diz que ficou muito feliz com mais essa indicação. “A matéria sobre o drama dos pacientes com hanseníase e o retrato sobre a doença no país é muito importante, estar na final também mostra que a TV Brasil está indo no caminho certo, da preocupação com o cidadão.”

Confira aqui a matéria indicada:

A equipe do Caminhos da Reportagem viajou até os estados da Bahia e do Maranhão para ouvir as histórias de quem convive com a Leishmaniose. No Brasil, em 2018, quase 20 mil pessoas foram diagnosticadas com esta enfermidade. Para a jornalista Ana Graziela, é fundamental falar sobre doenças negligenciadas, principalmente a Leishmaniose, que é silenciosa. “Nosso papel, enquanto empresa pública de comunicação, é falar sobre esses temas que muitas vezes são esquecidos pela imprensa tradicional.” Há 13 anos na EBC, oitos dos quais no Caminhos da Reportagem, Ana Graziela já recebeu vários prêmios em reportagens relacionadas à saúde e à direitos humanos. A indicação ao Prêmio NHR Brasil de Jornalismo é mais um reconhecimento, segundo ela.

Assista ao episódio finalista:

Os vencedores serão anunciados no dia 25 de outubro, durante a abertura virtual do 1º Congresso Digital da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MedTrop Play 2021.

Prêmio NHR Brasil de Jornalismo
A premiação é focada em reportagens que abordem a hanseníase e tem o objetivo de estimular o olhar sobre os diversos aspectos da doença na imprensa brasileira. A edição de 2021 também traz uma categoria especial para publicações que abordem outras Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN).

O prêmio reconhece obras de cinco categorias: jornalismo impresso, webjornalismo, telejornalismo, radiojornalismo e a categoria especial voltada para as DTN. Produções de todas estas mídias concorrerão à categoria especial.

Entre outros temas, as publicações podem abordar o acesso ao sistema de saúde, o diagnóstico e a transmissão dessas doenças, a vivência das pessoas acometidas, além de estratégias de superação e políticas públicas.

A avaliação dos materiais foi realizada por uma Comissão Julgadora formada por jornalistas, pesquisadores e profissionais com experiência nos temas abordados e na comunicação em saúde.

A NHR Brasil é o escritório de representação da NLR (Netherlands Leprosy Relief), uma organização não-governamental (ONG) holandesa fundada em 1967 para combater a hanseníase em 14 países ao redor do mundo. A NLR trabalha por um mundo livre do sofrimento causado pela hanseníase e pela deficiência física através da promoção e apoio para a detecção precoce e tratamento integral, a prevenção das incapacidades e a reabilitação física.

Caminhos da Reportagem
Contar grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e completa. É essa a missão do Caminhos da Reportagem, um dos mais tradicionais programas jornalísticos da TV Brasil.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade. Tudo isso com a diversidade regional em pauta e equipes em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido no meio jornalístico. Nos últimos dez anos, o Caminhos acumulou mais de 55 prêmios e 25 indicações em importantes premiações de excelência nacional e internacional tais como o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), o Prêmio de Comunicação da CNBB, Prêmio Longevidade Bradesco Seguros, Prêmio Synapsis de Jornalismo e Prêmio TAL – Televisión America Latina, entre outros.

Repórter Brasil
Telejornal noturno da TV Brasil que está sempre antenado nos acontecimentos para transmitir as principais informações ao público. Paulo Leite e Katiuscia Neri apresentam matérias especiais e notícias que são destaque no dia.

Serviço:
Caminhos da Reportagem – Domingo, às 20h (reprise, segunda às 2h30)
Repórter Brasil - segunda a sexta, de 19h às 19h40
Facebook: facebook.com/tvbrasil
Twitter: twitter.com/TVBrasil
Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbrasil
Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar