Digitaliza Brasil leva sinal digital da TV Brasil a Minas Gerais

Publicado em 17/03/2022 - 17:01 e atualizado em 17/03/2022 - 16:54

Iniciativa amplia alcance da programação da emissora pública no estado

sc2203pl008047.jpg

 

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, participou nesta quarta-feira (16) da cerimônia de assinatura dos contratos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), com os municípios mineiros para investimentos do projeto Digitaliza Brasil.

O programa busca ampliar as transmissões do sinal digital e, assim, promover o conteúdo da Rede Minas, parceira da TV Brasil, para centenas de cidades do estado. A ampliação do acesso à frequência digital vai beneficiar a população mineira.

Glen Valente destaca que é um momento de celebração do potencial de mais de 470 municípios poderem fazer parte do Digitaliza Brasil. Para ele, a TV Brasil, em parceria com a Rede Minas, está construindo um novo momento em Minas Gerais. “ Os conteúdos são construídos e levados para toda a população do estado, antes restrita a poucos canais, ainda analógicos. Da mesma forma, a TV Brasil leva, por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública, conteúdos produzidos em Minas Gerais para todo o país”.

Valente lembra que até o final de 2022, os mineiros estarão em um momento diferente em relação aos conteúdos disponibilizados de maneira gratuita. “E a TV Brasil continuará com o compromisso de produzir e distribuí-los com qualidade para todo o país”, completa.

A novidade favorece os moradores do estado que passam a ter acesso ao sinal digital com qualidade de som e imagem superior à da televisão analógica. A expansão também amplia o alcance da programação da TV Brasil que pode ser acompanhada por meio da Rede Minas, emissora afiliada que integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

 

 

sc2203pl007910.jpg

Deputada Federal Grayce Elias, Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, Presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Glen Valente, Vice Presidente da Assembleia Legislativa de MInas Gerais, Antonio Carlos Arantes. (Foto: Paulo Lacerda/ Rede Minas)

 

 

 

O Digitaliza Brasil é um programa do governo federal que estabelece as diretrizes para a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no Brasil. A medida concentra esforços que milhões de pessoas em regiões sem acesso ao serviço de televisão digital tenham a oportunidade de acesso à frequência digital.

Agora os canais que já oferecem sinal digital podem chegar a regiões que ainda sofrem com as desvantagens da TV analógica: sinal fraco, inconstante e de baixa qualidade audiovisual. Além da melhora no serviço, a proposta ainda desocupa parte do espectro da banda de frequência reduzida que poderá ser utilizada para demais tecnologias.

A cerimônia contou com a participação de autoridades do setor como o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão; e o presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis, entre outras autoridades e gestores municipais.

O evento é mais uma etapa no processo de democratização do acesso à TV digital. A solenidade celebra os trabalhos que já tiveram início com a instalação dos equipamentos. A expectativa é de avanço no estímulo a que mais habitantes do estado possam conferir os conteúdos de comunicação pública da TV Brasil por meio da emissora pública mineira.

Compartilhar: