EBC e Encontro das Águas inauguram canais de TV e Rádio em Parintins

Publicado em 28/03/2022 - 14:59 e atualizado em 28/03/2022 - 15:00

Evento marcou a comemoração dos 51 anos da TV Pública no Amazonas
 

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Sistema de Comunicação Encontro das Águas inauguraram, nesta sexta-feira (25), o canal 20.1 em Parintins, no Amazonas. O novo canal da emissora Encontro das Águas exibirá a programação da TV Brasil por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

O evento contou com a participação do Diretor de Conteúdo e Programação da EBC, Denilson Morales; do Governador do Amazonas, Wilson Lima; do presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, e da Secretária Executiva Do Ministério das Comunicações, Estella Dantas.

Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação técnica entre a Secretaria de Educação do Amazonas, a TV Encontro das Águas e a TV Brasil para transmissão nacional, por meio da TV Educação/TV Brasil, do conteúdo do programa Aula em Casa, da Secretaria. Também na mesma data, foi inaugurada a Rádio Encontro das Águas, na frequência local 95.9.

A transmissão da programação nos novos canais locais – 20.1 e canais auxiliares 2.2, 2.3 e 2.4 em Manaus teve início logo após a cerimônia de inauguração e descerramento da placa dos novos transmissores das emissoras.

 


Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)

Formada por cerca de 60 emissoras afiliadas e seis emissoras próprias, a Rede Nacional de Comunicação Pública tem o objetivo de difundir produções dos veículos da EBC, além de fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico.

A afiliação à RNCP é firmada por meio de contratos e acordos de cooperação nos quais as emissoras se comprometem a transmitir a programação da EBC e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

Até o ano de 2023, a EBC tem como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de rádio e TV. Atualmente, a rede está presente em todas as regiões do país com emissoras de rádio em 16 estados e com canais de TV em 23.

Compartilhar: