Caminhos da Reportagem resgata as tradições e a herança negra no país

Publicado em 13/05/2022 - 09:50 e atualizado em 13/05/2022 - 10:25

Conteúdo foi produzido pela TV Feira, afiliada da TV Brasil na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)

O Caminhos da Reportagem apresenta a matéria especial "A luta pela abolição" neste domingo (15), às 22h, na TV Brasil. A edição inédita do jornalístico analisa como escravidão ainda ecoa na sociedade brasileira.

Negra Jhô é uma artista que se especializou em turbantes na Bahia para manter a tradição

O programa traça um panorama sobre o processo que culminou com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel há 134 anos, em 13 de maio de 1888. A atração da emissora revisita esse período da história.

A iniciativa que extinguiu a escravidão no país é lembrada na produção realizada pela TV Feira, afiliada da TV Brasil na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O Caminhos da Reportagem conta episódios marcantes e indica algumas das consequências daqueles acontecimentos para o país.

O Brasil foi o local na América que mais recebeu negros cativos: 4,86 milhões de africanos escravizados, entre os séculos 16 e 19. A informação é do Banco de Dados do Comércio Transatlântico de Escravos, que reúne dados de mais de 35 mil viagens de navios negreiros.

Direito à liberdade e embate pela vida

Os principais pontos de partida de um negro escravizado que chegava no país eram Rio de Janeiro e Salvador. Locais onde até hoje a cultura afrodescendente é forte. Na Bahia, muitos negros foram levados para o interior, para cidades como Feira de Santana.

Samba de roda é uma das heranças culturais que surgiu com os afrodescendentes no Brasil

Naquela região, um escravo fugitivo fez história: Lucas da Feira. Precursor do cangaço, ele formou um bando que aterrorizou o território e ousou a desafiar o sistema da época para viver em liberdade. Lucas acabou sendo preso pela polícia e morto enforcado em 1849.

O personagem histórico é uma figura que simboliza a rebelião contra o sistema escravocrata em Feira de Santana. "Eles estavam lutando contra uma estrutura violenta e essa era uma reação a essa estrutura, que tentou tirar dele o direito de ser humano e de ser livre", explica a pesquisadora Eliane de Jesus Costa.

Costumes e valores atravessam gerações

Na história pela liberdade, também entram os quilombos, sempre lembrados pelo icônico Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi, que chegou a reunir 20 mil escravos fugidos no interior de Alagoas. A historiadora Railma dos Santos veio de uma comunidade remanescente de quilombo, na Bahia.

Nessa edição do Caminhos da Reportagem, a estudiosa explica que várias memórias e legados culturais daqueles tempos permanecem latentes. "São tradições que perpassam a escravidão, mas a experiência negra rural do Brasil, como o samba de roda, a bata do feijão, entre outros", conta sobre costumes locais.

Bembé do mercado é uma das tradições no Reconcavo Baiano

Quando houve a abolição da escravatura, havia uma expectativa por parte da população negra de inclusão social. E não foi o que aconteceu. Mas a partir daí, também, começaram a surgir um movimento negro de ajuda aos negros. Prova disso é a Irmandade dos Homens Pretos, de Salvador, que foi responsável pela construção da Igreja do Rosário dos Pretos, símbolo do sincretismo religioso no Pelourinho, em Salvador.

Antes mesmo da abolição, a Irmandade já se organizava para dar apoio à comunidade negra. "A irmandade começa a angariar fundos para comprar a liberdade de negros escravizados e também para poder cuidar do sepultamento deles", destaca William Justo, primeiro-secretário da Irmandade, que existe até hoje.

Expressões da manifestação cultural

O Caminhos da Reportagem registra diversas atividades características que podem ser encontradas nas ruas do Recôncavo Baiano que remetem à herança desse momento histórico como o bembé do mercado e o samba de roda.

A capoeira é uma das mais fortes manifestações culturais da cultura negra no país

Mistura de dança, luta, artes marciais e música, a capoeira também tem destaque na matéria dominical. Da proibição, nos tempos da escravidão, para Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO, a capoeira acompanhou a luta pela liberdade dos negros no país.

O programa exibido pela TV Brasil traz o depoimento do mestre de capoeira Ronaldo Santos Rosa. Ele aponta a prática como uma grande propaganda para o Brasil no exterior. "É o maior agente de língua portuguesa. Eu já vi um japonês, no Japão, cantando em português porque praticava capoeira", afirma.

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Caminhos da Reportagem – domingo, dia 15/5, às 22h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
witter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.