EBC lidera ranking de desempenho das Empresas Estatais

Publicado em 24/05/2022 - 16:18 e atualizado em 24/05/2022 - 16:56

É a terceira vez consecutiva que a Empresa lidera o podium

Portaria EBC - Marcello Casal Jr/ABr.jpg

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é primeiro lugar no ranking de Desempenho na Qualidade de Informação de Custos, na categoria Empresas Estatais Dependentes do Tesouro. O resultado foi publicado no relatório Foco em Custos da Secretaria do Tesouro Nacional, divulgado na sexta-feira (20).

À frente de 18 instituições, é a terceira vez consecutiva que a EBC lidera o podium. A Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) e a Valec - Engenharia Construções e Ferrovias S.A., ocupam os segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O bom desempenho da EBC vem se consolidando ao longo dos anos. Nesta edição, a Empresa obteve nota 8,668, o que representa um aumento de mais de 17% em comparação com o ano anterior, quando alcançou nota de 7,394.

Para o presidente da EBC, Glen Valente, a conquista do primeiro lugar pela Empresa demonstra o compromisso institucional com a gestão de custos.  “O primeiro lugar da EBC no ranking atesta que estamos cumprindo com eficiência nosso papel de gestora pública responsável pela TV Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC e Agência Brasil”. Valente ainda declara que “Nossos veículos alcançam cada dia mais um melhor desempenho, conquistando relevância e audiência junto aos brasileiros”.

Elaborado e publicado anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia, o ranking reconhece e estimula o esforço dos órgãos públicos para melhorar a qualidade da apuração da informação e dar cada vez mais transparência à gestão de custos.

O Diretor de Administração, Finanças e Pessoas da EBC, Márcio Kazuaki, destaca que a adoção de medidas voltadas para o aprimoramento da gestão e qualidade do gasto público são fundamentais para uma administração eficiente e voltada para a busca da qualidade do gasto. “A expertise na apuração dos custos aliado à competência da equipe da EBC responsável pela área têm nos garantido um ótimo posicionamento no ranking ano após ano”, completa o Diretor.

Sobre a EBC

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora da TV BrasilAgência BrasilRadioagência NacionalRádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

EBC também é gestora da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), formada por cerca de 60 emissoras afiliadas e seis emissoras próprias, tem o objetivo de difundir produções dos veículos da EBC, além de fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico.