Rádios MEC e Nacional abrem celebrações do Centenário do Rádio

Publicado em 30/05/2022 - 09:55 e atualizado em 30/05/2022 - 10:03

Iniciativa reúne emissoras para comemorações da data no Brasil

100_anos_de_radio_no_brasil_divulgacao_ebc.jpg

 

Para iniciar as comemorações em homenagem aos 100 anos do início das transmissões de rádio no país, a Rádio MEC e a Rádio Nacional, emissoras públicas geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), organizam um painel para debater o tema no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na próxima terça (31), às 18h.

Durante o encontro com especialistas no assunto, serão lançados o spot da campanha, que envolve emissoras públicas e comerciais, e o primeiro interprograma da série de 100 produções diárias de curta duração para a data celebrada em 7 de setembro. Outra novidade é o lançamento da playlist do Spotify "Rádio 1950". A seleção reúne o repertório musical que tocava na programação das estações entre os anos de 1950 e 1959.

O evento "100 dias para o Centenário do Rádio no Brasil" traz um bate-papo a respeito da história e uma projeção sobre as perspectivas para o futuro do veículo. A mesa vai contar com representantes de rádios públicas, do mercado de estações comerciais e de emissoras comunitárias, além de um podcaster.

A plateia também pode participar. O público vai ter a oportunidade de fazer perguntas e interagir com os debatedores. O evento será transmitido em tempo real pelas redes sociais. Os interessados podem acompanhar o encontro pelo YouTube, Facebook e Twitter da Rádio MEC e da Rádio Nacional.

 

Campanha em rede com diversas emissoras

As ações conjuntas para promover as festividades pelos 100 anos das transmissões de Rádio no Brasil mobilizam diversas emissoras e organizações do meio. O spot comemorativo para começar a festejar a efeméride conta com várias vozes conhecidas do rádio.

A produção envolveu profissionais de rádios públicas e comerciais. Além da MEC e da Nacional, o spot conta com a participação de radialistas da Rádio Cidade, Paradiso FM, Antena 1, Transamérica, Band News FM e JB FM, emissoras em que o conteúdo de 30 segundos também é levado ao ar. A iniciativa tem o apoio da Associação de Rádios do Estado do Rio de Janeiro.

Com cinco minutos de duração, os interprogramas diários sobre o centenário do rádio no país mesclam entrevistas e pesquisas de acervo para abordar diversos aspectos históricos relacionados ao veículo. A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes.

 

#VemOuvir

A produção original vai ao ar na Rádio MEC todos os dias em três horários. O conteúdo também será transmitido por emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) como a Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte, e a FM Cultura, em Porto Alegre. Os programetes também serão distribuídos pela Radioagência Nacional e ficam disponíveis para as emissoras que quiserem utilizá-los.

A locução dos interprogramas é da jornalista Claudia Bojunga, profissional da EBC e bisneta de Edgard Roquette-Pinto, pai da radiodifusão no país. As primeiras edições remetem ao início das transmissões de rádio no país.

Os programetes recordam a importância das experiências pioneiras do Padre Landell de Moura e da Rádio Clube de Pernambuco. Os primeiros conteúdos também destacam a Semana de Arte Moderna de 1922 e a Semana da Independência, no mesmo ano. A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro também é lembrada.

 

Produções especiais em outros veículos da EBC

O centenário do rádio no país também é celebrado com ações multiplataforma em outros veículos públicos da EBC. A Agência Brasil vai publicar dez matérias especiais temáticas sobre essa história enquanto a Radioagência Nacional vai fazer 100 posts com os interprogramas em seu site.

 

Serviço

"100 dias para o Centenário do Rádio no Brasil"

Data: 31 de maio de 2022

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Horário: 18h

Endereço: Praça Floriano, s/nº, Centro, Rio de Janeiro

 

- Lançamento de spot comemorativo

- Lançamento de 100 interprogramas

- Lançamento da playlist do Spotify "Rádio 1950"

 

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br/mecfmrio
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Saiba como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS

 

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br/radionacional

Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr

Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp – (61) 99674-1536

 

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz

Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz

São Paulo: FM 87,1 MHz

Belo Horizonte: FM 87,1 MHz

Recife: FM 87,1 MHz

São Luís: FM 93,7 MHz

Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC

Alto Solimões: FM 96,1 MHz

 

Rádioagência Nacional

Site: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional

Twitter: https://twitter.com/RadioagenciaEBC

 

Agência Brasil

Site: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/agencia.brasil

Facebook: https://www.facebook.com/agenciabrasil.ebc

Twitter: https://twitter.com/agenciabrasil

 

Aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS

Compartilhar: