Veículos da EBC produzem série de reportagens especiais sobre Fiocruz

Publicado em 20/05/2022 - 19:28 e atualizado em 20/05/2022 - 16:38

Matérias serão veiculadas na TV Brasil, Agência Brasil e Voz do Brasil

especial_122_anos_fiocruz_divulgacao_tv_brasil_1.jpg

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completa 122 anos, na quarta (25). Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparam conteúdos especiais para contar a história da instituição e destacar o trabalho desenvolvido na produção de vacinas e remédios.

O material entra no ar a partir da próxima segunda (23) até sexta-feira (27). As atrações jornalísticas valorizam também as pesquisas e as iniciativas em prol da formação de profissionais para a área da saúde. As reportagens ganham veiculação na telinha da TV Brasil e no histórico programa de rádio A Voz do Brasil. O assunto também será notícia na Agência Brasil.

especial_122_anos_fiocruz_divulgacao_tv_brasil_3.jpg

A série de reportagens especiais vai abordar temas diversos relacionados à importância da Fiocruz. Com reportagem de Mauricio de Almeida, a sequência de cinco edições será apresentada na emissora pública durante os telejornais Brasil em Dia, às 8h, Repórter Brasil Tarde e Repórter Brasil, às 12h15 e 19h respectivamente. A produção também será veiculada na Voz do Brasil e na Agência Brasil com três reportagens em cada.

Sobre a instituição

Presente em todas as regiões do País, com escritórios em 10 estados, além do Distrito Federal, a Fiocruz é a maior produtora mundial da vacina contra a febre amarela. A entidade fabrica outros diversos tipos de vacinas contra o sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite e Covid, entre outras. Só no ano passado o complexo tecnológico da fundação entregou 233 milhões de doses de vacinas para o Governo Federal.

especial_122_anos_fiocruz_divulgacao_tv_brasil_2.jpg

Além das vacinas, a Fiocruz também fabrica remédios. O laboratório da instituição é o maior fornecedor de medicamentos do Governo Federal. Em um ano, consegue produzir mais de dois bilhões e quinhentos milhões de comprimidos. Este trabalho gera autonomia e ainda reduz os gastos porque é mais barato fabricar do que importar.

A produção nacional de medicamentos e de vacinas só é possível devido ao trabalho dos pesquisadores da Fiocruz. Todos os anos cerca de 800 artigos científicos são produzidos pelos estudiosos da instituição. Ao longo da História, a fundação teve diversas conquistas como a erradicação da varíola e a descoberta da doença de chagas.

A experiência de mais de cem anos na produção de vacinas foi fundamental para a Fiocruz conseguir distribuir em menos de dez meses mais de 160 milhões de doses da vacina Oxford Astrazeneca. Este ano a Fundação deve produzir mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid. Além de produzir a vacina, a Fiocruz também construiu um hospital com 173 leitos para atender pacientes com Covid. A obra foi realizada num prazo considerado recorde: 12 semanas.

especial_122_anos_fiocruz_divulgacao_tv_brasil.jpg

Reportagem: Mauricio de Almeida

Edição de texto: Gustavo Faria

Edição de imagens: Hélio Macedo

Reportagem cinematográfica: Gilson Machado, Luis Araújo, Eduardo Guimarães e Marcelo Padovan

Jornalismo diário na emissora pública

A grade da TV Brasil contempla programas jornalísticos diários, para deixar o público informado.

De segunda a sexta, às 7h30 vai ao ar o Repórter Nacional e, em seguida, às 8h, o Brasil em Dia. Com uma linguagem dinâmica, priorizando links ao vivo de repórteres das praças de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o Repórter Brasil Tarde tem exibição às 12h15.

De segunda a sábado, os telejornais locais ganham as telinhas da emissora pública ao meio-dia, com 15 minutos de duração. Na faixa noturna, às 19h, o Repórter Brasil faz a cobertura dos principais acontecimentos do dia no país e no mundo.

E no universo esportivo, o Stadium vai ao ar de segunda a sexta, às 19h40, com pautas sobre esportes de todas as modalidades, dos radicais aos de aventura, passando pelos olímpicos e paralímpicos.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Brasil em Dia – de segunda a sexta, ao vivo, às 8h, na TV Brasil

Repórter Brasil Tarde – de segunda a sexta, ao vivo, às 12h15, na TV Brasil

Repórter Brasil – de segunda a sábado, ao vivo, às 19h, na TV Brasil

Agência Brasil – https://agenciabrasil.ebc.com.br

A Voz do Brasil – https://voz.gov.br

Rede Sociais da TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil

TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.