EBC e Sistema Encontro das Águas assinam acordo de cooperação

Publicado em 23/06/2022 - 14:43 e atualizado em 23/06/2022 - 15:04

Parceria prevê instalação de 31 retransmissoras
de rádio e TV no interior do Amazonas

acordo_de_cooperacao_ebc_encontro_das_aguas_foto_ana_esther_midas_digitais_01_2.jpeg
Foto: Anna Esther - Mídias Digitais

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Sistema Encontro das Águas, do Governo do Amazonas, assinaram acordo de cooperação nessa quarta-feira (22) para levar o melhor da programação da TV Brasil e da Rádio Nacional e da Rádio e TV Encontro das Águas aos amazonenses.

A parceria contempla a operação e instalação de 31 retransmissoras de rádio e televisão no interior do estado, garantindo que o Sistema Encontro das Águas chegue à população com sinal de tevê 100% digital. Até 2023, está prevista a ampliação da transmissão com a programação da TV Brasil e da TV Encontro das Águas para todos os 62 municípios do Amazonas, por meio do programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações.

Para o presidente da EBC, Glen Lopes Valente, o acordo consolida a cooperação entre a Empresa Brasil de Comunicação e o Sistema Encontro das Águas, que já existe hoje através da replicação de conteúdo local. “É uma parceria que une EBC, Ministério das Comunicações e Sistema Encontro das Águas na soma de esforços que buscam ampliar a cobertura da comunicação pública na região amazônica. É algo inédito e só foi possível graças a esse tripé formado por pessoas boas que trabalham em prol da Amazônia”, disse Valente. Ele participou da solenidade de assinatura ao lado do Governador do Amazonas, Wilson Lima, da Secretária Executiva do Ministério das Comunicação e membro do Conselho da EBC, Maria Estella Dantas Antonichelli, e do Presidente do Sistema de Comunicação Pública do Amazonas, Oswaldo Lopes.

O Digitaliza Brasil fará a distribuição dos conversores e instalará os equipamentos de transmissão para que a população amazonense que ainda não os tem receba o sinal digital. Com o programa, o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, visa expandir o serviço de TV digital para os municípios que ainda não concluíram a migração do sistema analógico para o digital. Muitas dessas cidades não contavam com nenhum sinal de televisão digital e em algumas havia apenas um canal disponível.

Etapas do projeto
O projeto de interiorização do Sistema Encontro das Águas foi dividido em três fases. A primeira, 50% realizada, já instalou retransmissoras em dez de 20 municípios contemplados.

Hoje, fora a capital Manaus, mais de 584 mil amazonenses já têm acesso aos conteúdos da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Em breve serão incluídas mais dez cidades do interior, totalizando 31 retransmissoras.

Na terceira fase de expansão do sistema de TV, serão beneficiados mais 31 municípios do Amazonas, por meio do programa Digitaliza Brasil.

Compartilhar: