Entrevista inédita com Carlos Drummond de Andrade vai ao ar na MEC

Publicado em 11/07/2022 - 18:21 e atualizado em 11/07/2022 - 15:30

Material da década de 1950 foi recuperado pelo Acervo da emissora da EBC

Para celebrar o centenário das transmissões radiofônicas no Brasil, a Rádio MEC leva ao ar uma entrevista inédita do poeta Carlos Drummond de Andrade concedida à roteirista, produtora e apresentadora Maria Muniz no final da década de 1950. Ao longo desta terça-feira (12), um trecho da conversa pode ser conferido pelos ouvintes em um programete dedicado à Maria Muniz, como parte da série de interprogramas comemorativos que vem sendo veiculada na MEC desde o mês passado.

O trecho selecionado da entrevista original também será publicado na página da Radioagência Nacional. A íntegra do material poderá ser acessada no perfil da Rádio MEC no Spotify e no canal da emissora no YouTube.

Com cinco minutos de duração, os interprogramas diários sobre o centenário do rádio no país mesclam entrevistas e material de acervo para abordar diversos aspectos históricos relacionados ao veículo. A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes.

Muitas preciosidades do acervo das rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão sendo revisitadas e digitalizadas durante as pesquisas para a produção da série de programetes temáticos. Esse foi o caso da entrevista de 30 minutos com Carlos Drummond de Andrade para o programa “Encontro com a literatura” que ia ao ar nas noites de sexta-feira na Rádio MEC. 

Durante o bate-papo com Maria Muniz, o escritor conta casos e responde às perguntas da apresentadora por meio de seus poemas. Ao longo da entrevista, Drummond recita “Poema das Sete Faces”, “Confidência do Itabirano”, “Infância”, “Caso do Vestido”, “O Mito”, “Caso Pluvioso”, “Desaparecimento de Luísa Porto”, “Pombo-Correio”, e “Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte”.

Considerado um dos mais influentes poetas brasileiros do século XX, Carlos Drummond de Andrade nasceu na cidade de Itabira, em Minas Gerais, e as lembranças da cidade permearam boa parte de sua obra. Diversos temas foram abordados pelo escritor em seus textos, desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, até questões cotidianas, familiares e políticas, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época. 

 

Sobre a Rádio MEC

Reconhecida pelos amantes da música, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

 

Serviço 

Programete com entrevista de Carlos Drummond de Andrade à Maria Muniz - terça-feira, dia 12/07, ao longo da programação da Rádio MEC

 

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radiomec.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radiomec

Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec

YouTube: https://www.youtube.com/radiomec

Facebook: https://www.facebook.com/radiomec

Twitter: https://twitter.com/radiomec

WhatsApp: (21) 99710-0537

 

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz

Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz

Belo Horizonte: FM 87,1 

Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3

Celular - App EBC Rádios para Android e iOS

 

Radioagência Nacional

Site: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional

Twitter: https://twitter.com/RadioagenciaEBC

 

Compartilhar: