Rádio MEC FM chega a Belo Horizonte com transmissão de concerto

Publicado em 01/07/2022 - 13:23 e atualizado em 01/07/2022 - 14:29

Recital da Filarmônica de Minas Gerais acontece neste sábado (2/7) às 18h

orquestra_filarmonica_de_minas_gerais.jpg

 


Neste sábado (2), a Rádio MEC FM transmite ao vivo, a partir das 18h, o concerto “De Mozart a Offenbach”, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A transmissão marca a chegada da emissora pública em Belo Horizonte, por meio da frequência 87,1 FM.

Desde 2021, a parceria entre a EBC e a Rede Minas contempla a troca e transmissão de conteúdos da TV Brasil. O Presidente da EBC, Glen Valente, explica que com o potencial de ter uma rádio de música clássica em Belo Horizonte, o acervo de música clássica da emissora mineira e o apoio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (instalada no mesmo complexo cultural da Rede Minas), a Rádio MEC entra nesta parceria para dar sua contribuição aos amantes de música clássica de BH. “Com o sinal da rádio pública da EBC, as produções da Rádio Inconfidência poderão também ser veiculadas nas cidades onde a Rádio MEC está estabelecida”.

Realizado na Sala Minas Gerais, o recital também será transmitido pelas redes sociais da Filarmônica, com captação de áudio e vídeo da EMC (Rede Minas - Rádio Inconfidência), parceira da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC). No estúdio da MEC do Rio de Janeiro, a apresentação será comandada pelo locutor Sidney Ferreira.

Com regência de Fabio Mechetti e solo do clarinetista Marcus Julius Lander, o espetáculo traz obras dos renomados compositores Wolfgang Amadeus Mozart, Carl Nielsen e Jacques Offenbach. No programa do concerto estão as obras “A flauta mágica, K. 620: Abertura” (Mozart), “Sinfonia nº 38 em Ré maior K. 504, ‘Praga’” (Mozart), “Concerto para clarinete, op. 57” (Nielsen) e “Orfeu no Inferno: Abertura” (Offenbach).
 

Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de regente principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. 

Foi residente da Sinfônica de San Diego, titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora regente emérito das duas últimas. Na Sinfônica Nacional de Washington, atuou como regente associado de Mstislav Rostropovich. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia, Itália e Dinamarca. 


Marcus Julius Lander, clarinetista principal

O músico Marcus Julius Lander atuou como spalla na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e chefe de naipe nas orquestras Jovem de Guarulhos, do Instituto Baccarelli e da Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Integrou a Orquestra Acadêmica da Cidade de São Paulo e o Quarteto Paulista de Clarinetas. 

Como artista residente, foi recebido no 8º Festival Internacional de Clarinete e Saxofone de Nan Ning (China, 2010), no Festival Internacional de Clarinetes de Pequim (China, 2014), no Dream Clarinet Academy em Baoding (China, 2017), no IV Congresso Latino-americano de Clarinetistas (Lima – Peru, 2019) e na Thailand International Clarinet Academy (Bangkok – Tailândia, 2019). Atualmente é o clarinete principal da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, artista Royal Global e D’addario Woodwinds.

 

Sobre a Rádio MEC

Reconhecida pelos amantes da música, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

 

Serviço 

Concerto “De Mozart a Offenbach” - sábado, dia 02/07, às 18h, na Rádio MEC

 

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radiomec.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radiomec

Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec

YouTube: https://www.youtube.com/radiomec

Facebook: https://www.facebook.com/radiomec

Twitter: https://twitter.com/radiomec

WhatsApp: (21) 99710-0537

 

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz

Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz

Belo Horizonte: FM 87,1 

Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3

Celular - App EBC Rádios para Android e iOS

Compartilhar: