TV Brasil garante quinto lugar de audiência com atrações de qualidade

Publicado em 04/08/2022 - 14:50 e atualizado em 04/08/2022 - 15:28

Programação traz conteúdos variados com produções que cativam o público

A TV Brasil se consolida como o quinto canal de televisão mais assistido no país no resultado anual de audiência no primeiro semestre de 2022. O cálculo para determinar essa marca histórica da emissora pública considera o desempenho médio de audiência entre janeiro e julho.

thumb_a_terra_prometida_tv_brasil.jpg

Mais de 35 milhões de pessoas já se conectaram à programação da TV Brasil e de suas afiliadas nos 15 mercados mensurados regularmente pela Kantar IBOPE Media, apenas nos seis primeiros meses do ano. A conquista reforça o trabalho desenvolvido pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

A busca pela qualidade na programação dos veículos públicos é um dos princípios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil. De acordo com o Presidente, Glen Valente, o objetivo é tornar a emissora cada vez mais relevante e mais acessível aos brasileiros. "Trabalhamos para ampliar a oferta de conteúdos oferecidos à sociedade e contribuir para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas, missão da Empresa", afirma.

Conquista da audiência em julho

O mês de julho foi especialmente bem-sucedido para o canal público que ratificou a quinta posição no Painel Nacional de Televisão (PNT). A manutenção do elevado alcance da TV Brasil é fruto do investimento em produções que despertam o interesse dos telespectadores.

Um dos destaques do período foi a exibição dos capítulos finais da novela "A Escrava Isaura". As emoções dos momentos decisivos da narrativa instigaram os telespectadores a conferir o término da história. A trama rendeu audiência de 1,52 na média mensal das praças São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, em diversos momentos alcançando audiência de mais de 3 pontos.

Bianca Rinaldi protagoniza a novela "A Escrava Isaura"

A emissora lançou o sucesso "A Terra Prometida" nas últimas semanas de julho. A saga substituiu a produção anterior na faixa diária, de segunda a sábado, às 20h. A TV Brasil também apresenta outro clássico da dramaturgia, a novela "Os Imigrantes", no horário de 18h.

Os fãs podem assistir às obras em horário alternativo durante a madrugada. Os episódios das novelas em cartaz na programação ainda ficam disponíveis no aplicativo TV Brasil Play. Os interessados podem acompanhar cada capítulo das duas produções gratuitamente por 30 dias, após a exibição na telinha.

Programas próprios, séries e filmes em alta
Atrações próprias desenvolvidas pela equipe de profissionais da EBC também garantiram repercussão junto ao público. É o caso da série documental Parques do Brasil que superou a marca de um ponto e do programa Meu Pedaço do Brasil que obteve índice entre as dez principais produções do canal no mês.

Meu Pedaço do Brasil - Rio de Janeiro

As sessões de cinema merecem atenção da audiência que gosta de apreciar grandes histórias da sétima arte. A TV Brasil obteve ótimos resultados com filmes nacionais de comédia na faixa Cine Retrô e longas internacionais consagrados no Festival de Cinema. Seriados com temática ambiental completam a relação dos dez conteúdos mais vistos na programação da emissora.

No último sábado de julho, dia 30, a faixa de documentários da TV Brasil chegou a ocupar a segunda colocação e chegou a quase 4 pontos de audiência no Distrito Federal. Já no Rio de Janeiro, a emissora pública alcançou a quarta posição na média entre 12h e meia-noite. No mercado de São Paulo, o canal teve o quinto melhor sábado e contou com mais de 2 milhões de telespectadores únicos nos sábados do mês.

Jeca Tatu

Valorização das parceiras da Rede

Outro fator importante que explica o crescimento da TV Brasil é a priorização em expandir a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O trabalho de integração tem o propósito de levar ao ar produções de qualidade e valorizar aspectos regionais na telinha dos quatro cantos do país.

Formada por 58 emissoras, a Rede Nacional de Comunicação Pública de TV tem o objetivo de difundir as produções da TV Brasil, além de fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdos artísticos e jornalísticos.

Parques do Brasil - Parque do Descobrimento

A afiliação à RNCP é firmada por meio de contratos e acordos de cooperação nos quais as emissoras se comprometem a transmitir a programação da TV Brasil e a participar de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC disponibiliza sua rica programação, conteúdos jornalísticos de relevância nacional, realiza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

Faixa com desenhos e séries para crianças e jovens

A faixa de atrações infantis é mais um diferencial da emissora pública. A TV Brasil Animada oferece uma programação atraente e livre de publicidade direcionada a crianças e aos jovens, de segunda a sexta, a partir das 8h15.

"O Show da Luna" é um dos desenhos brasileiros que faz sucesso com a garotada

Com quatro horas diárias, a sessão traz uma variedade enorme de animações e seriados aclamados pelos telespectadores mirins e seus pais. Os conteúdos distribuídos pela TV Brasil divertem a turminha e aguçam a curiosidade com tramas fascinantes adaptadas à faixa etária do segmento.

Os pequenos podem acompanhar as historinhas de desenhos brasileiros que fazem sucesso com a garotada por aqui e no exterior como O Show da Luna! e SOS Fada Manu. A TV Brasil ainda exibe produções internacionais de renome como Os Vizinhos Piratas, Poderoso Mike e Nina Perguntadeira.

Detetives do Prédio Azul

O canal também apresenta as principais séries que encantam a juventude há gerações. Prestigiados por adolescentes, Detetives do Prédio Azul (DPA), Bugados, Eu Sou um Gênio e Valentins ganham janela gratuita na televisão aberta. Os jovens ainda podem tomar gosto pela culinária ao ver o programa Tem Criança na Cozinha.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Redes sociais da TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Fonte: Kantar IBOPE Meda | InstarAnalytics | RM- Completo, SP, RJ e DF | 06h - 30h | Rat% Dom Cov #Ind | 01/01 a 31/07.