EBC assina acordo com Secretaria de Comunicação de Mato Grosso

Publicado em 05/10/2022 - 16:24 e atualizado em 05/10/2022 - 17:53

Parceria prevê afiliação da Rádio Nova FM à RNCP/Rádio, gerida pela empresa pública

assinatura_rncp_radio_e_sec_mt_002_-_valter_campanato_-_abr.jpg
Presidente da EBC, Glen Valente, e a secretária de Comunicação do Mato Grosso, Laice Souza.
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
 

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assinou, nesta quarta-feira (5), acordo de cooperação com a Secretaria de Comunicação de Mato Grosso para a afiliação da Rádio Nova FM à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de Rádio. Por meio da nova parceria, a EBC dá mais um passo para chegar a cada capital brasileira com programações de tv e rádio. O acordo foi firmado pelo presidente da EBC, Glen Valente, e pela  secretária de Comunicação do Mato Grosso, Laice Souza, na sede da Empresa, em Brasília.

Gerida pela EBC, a RNCP avança para o marco de 30 emissoras radiofônicas participantes.  Atualmente, está presente em todas as regiões do país, com emissoras de rádio em 17 capitais e com canais de televisão em 24.

A cooperação proporcionará aos cidadãos da capital mato-grossense acesso a informações e programas de qualidade, por meio de sinal terrestre. A inclusão da emissora de Mato Grosso como integrante da RNCP ampliará a cobertura dos conteúdos públicos produzidos localmente e pelas Rádios Nacional e MEC, geridas pela EBC.

O objetivo da Empresa Brasil de Comunicação, ao formalizar mais um acordo, é levar à população informação de utilidade pública, educação e entretenimento. Para Glen Valente, a missão da Comunicação Pública é com a sociedade. “Nosso interesse é fazer mais parcerias e expandir com sucesso o alcance da Rede, pois isso também significa o sucesso da EBC.”

A partir da assinatura do acordo, a empresa pública e a Secretaria de Comunicação de Mato Grosso trabalharão para a implantação da Rádio Nova FM nos próximos meses. Localizada na cidade de Cuiabá, a emissora contará com o melhor da programação Rádio Nacional e da Rádio MEC, na frequência 105,3 MHz. 

Também estavam presentes na assinatura do acordo de cooperação o diretor-geral da EBC, Roni Baksys; o gerente-Executivo de Planejamento de Programação e Rede Nacional de Comunicação Pública, Vancarlos Alves;  a gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública, Luciana Couto; a superintendente de Rádio do Mato Grosso, Elisete Mengatti, e demais representantes da Secretaria mato-grossense.

assinatura_rncp_radio_e_sec_mt_-_valter_campanato_-_abr.jpg

(Foto Valter Campanato/Agência Brasil)

 

Sobre a RNCP

A gestão da Rede Nacional de Comunicação Pública é uma das competências da Empresa Brasil de Comunicação, prevista na lei 11.652/2008, que institui princípios e objetivos do sistema de radiodifusão pública no país. O objetivo é difundir as produções da TV Brasil, Rádio MEC e Rádio Nacional, além de fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdos artísticos e jornalísticos.

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos, além de transmitir, nacionalmente, parte do conteúdo regional das parceiras. 

 

Sobre a Empresa Brasil de Comunicação

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

Compartilhar: