Reportagem da Nacional é finalista de premiação do setor de transporte

Publicado em 05/10/2022 - 12:29 e atualizado em 05/10/2022 - 09:37

Conteúdo especial mostra a importância da expansão das ciclovias

vamos_de_bicicleta_-_tania_rego-_abr.jpg

 

A matéria "Vamos de bicicleta", do repórter Daniel Ito da Rádio Nacional, está entre as 30 finalistas do Prêmio CNT de Jornalismo 2022, promovido pela Confederação Nacional do Transporte. Inscrita na categoria de 'Áudio', para trabalhos de rádio e podcasts, a reportagem mostra a importância da expansão das ciclovias nas grandes cidades.

Para chegar à final, as matérias e fotografias inscritas foram avaliadas por um grupo formado por cinco jornalistas com atuação acadêmica, seguindo os critérios de relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas. As pautas participantes abordam aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo – nos segmentos de passageiros ou cargas.

Entre todas as categorias da premiação, o trabalho que receber a maior nota da comissão julgadora será apontado como o campeão geral. A matéria subsequente de melhor avaliação será escolhida como vencedora de cada categoria. No início de novembro serão conhecidos os ganhadores.

Com produção de Dayana Vitor, edição de Sheily Noleto e sonoplastia de Messias Melo, a reportagem "Vamos de bicicleta" entrevistou a cicloativista e jornalista Renata Falzoni. Ela destaca que, mesmo que muitos municípios brasileiros tenham passado a investir em infraestrutura específica para quem anda de bicicleta, ainda falta um longo caminho para que pedestres e ciclistas recuperem o espaço urbano perdido para os carros.

A matéria também mostra que Fortaleza vem sendo apontada por especialistas como uma referência positiva no Brasil. Com 386 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em seu território, a capital cearense conta hoje com quase duzentas estações de bicicletas compartilhadas, que podem ser utilizadas de graça, por até uma hora. O município possui ainda uma lei determinando que o dinheiro arrecadado pelos parquímetros, os estacionamentos pagos no centro da cidade, seja totalmente revertido na expansão da infraestrutura para bicicletas.

Se a construção de ciclovias e ciclofaixas permite que mais pessoas troquem o carro pela bike, a reportagem também revela que as mulheres são as maiores beneficiadas nesse processo - especialmente as de baixa renda. Para falar do assunto, a equipe de jornalismo da Rádio Nacional conversou com Ruth Costa, diretora administrativa da União de Ciclistas do Brasil e idealizadora do projeto "Pedala, Mana!" em Belém do Pará.
 
Confira aqui a matéria.
 
#VemOuvir
 
Entretenimento, esporte, bate-papo e notícia são alguns dos conteúdos que estão no ar pela da Rádio Nacional. As faixas musicais da programação trazem gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.

Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional está no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.
 
A rádio também marca presença no Spotify com o perfil "Rádio Nacional". Os fãs podem ouvir novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A participação do público é assegurada através das redes sociais e pelo WhatsApp. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Nacional.
 
Transmissões em rede na banda estendida
 
A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações que marcam os últimos anos. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em 2021, presença em outras quatro capitais brasileiras, na chamada banda estendida.
 
A Nacional está em FM 87,1 MHz, no Rio de Janeiro, que se mantém ainda no AM, e na mesma sintonia em São Paulo e Recife. A rádio também marca presença no dial FM 93,7 MHz em São Luís. Os conteúdos entram no ar em rede e a EBC pretende ampliar o alcance com a expansão para outras capitais.
 
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br/radio-nacional
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp: (61) 99674-1536
 
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
 
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS

Compartilhar: