EBC é agraciada com medalha alusiva aos 100 anos do Rádio no Brasil

Publicado em 23/11/2022 - 18:12 e atualizado em 23/11/2022 - 18:13

Premiação foi entregue nesta quarta (23) pelo Ministério das Comunicações

100_anos_de_radio_ministerio_das_comunicacoes_medalha_valter_campanato_abr.jpg
Ministro das Comunicações, Fábio Faria, PResidente da EBC, Glen Valente, e Secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão. Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

 

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), medalha alusiva aos 100 anos do Rádio no país como reconhecimento por sua atuação histórica na radiodifusão brasileira. A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Ministério das Comunicações (MCom) em Brasília, e contou com a presença do ministro da pasta, Fábio Faria, e do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

Na solenidade, realizada em parceria com a EBC, foram entregues medalhas para radiodifusores e personalidades do setor de todo o país. A premiação destacou o pioneirismo das Rádios MEC e Nacional, geridas pela empresa pública, que escrevem sua trajetória junto com a própria história das transmissões radiofônicas no Brasil.

Para o presidente da EBC, Glen Valente, a efeméride é significativa, pois 100 anos de Rádio no Brasil também significa um momento de reflexão, considerando o veículo como um dos que mais se transformou no país, hoje presente em todas as plataformas: podcast, spotify, streaming, e rádio no celular. “A EBC faz parte desses 100 anos, começando lá atrás, quando herdou a Rádio MEC da ACERP, e hoje fazemos essa transformação todos os dias. Somos o whatsapp da Amazônia em Ondas Curtas com a Nacional da Amazônia, só a gente alcança a população ribeirinha no Amazonas. A Voz do Brasil, com 87 anos, parecia que não tinha mais o que ser feito, mas, transformamos o programa em 360, estamos no rádio, internet, redes sociais e TV”, completa. O gestor ainda agradeceu a todos os radialistas do passado, presente e futuro, e às pessoas que ajudam a construir a história do Rádio no Brasil.

Durante o evento, foi apresentado o selo de 100 anos do rádio, juntamente com os Correios; o anúncio da isenção de cobrança dos domínios ‘am.br’ e ‘fm.br’ para emissoras que renovarem ou receberem novas outorgas; e um balanço da Secretaria de Radiodifusão. Na ocasião, também houve a exposição de estúdios e de peças do acervo da Rádio Nacional e do programa A Voz do Brasil, produzido pela EBC, atração radiofônica mais longeva do país ainda no ar.

radio_ebc_100_anos_mcom_2311222244.jpg
Evento 100 anos do Rádio Ministério das Comunicações. Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

 

Pioneirismo das Rádios MEC e Nacional e A Voz do Brasil

Apesar de a primeira transmissão de rádio no Brasil ter acontecido durante a celebração do centenário da Independência em 1922, o início efetivo e regular das transmissões ocorreu somente no ano seguinte, graças ao esforço de Edgar Roquette-Pinto, considerado o ‘pai da radiodifusão brasileira’.

Ele tentou convencer o governo a comprar os equipamentos da empresa Westinghouse, mas não obteve sucesso. A aquisição foi então feita pela Academia Brasileira de Ciências, da qual era secretário. Em 1923, entrou no ar a Rádio Sociedade Rio de Janeiro.

A emissora pioneira é a atual Rádio MEC. Em 1936 ela foi doada pelo próprio Roquette-Pinto ao Ministério da Educação. No mesmo ano, foi fundada a Rádio Nacional, a princípio como emissora privada, incorporada na década de 1940 ao patrimônio da União. 

Já em 1935, surge o programa A Voz do Brasil, noticiário radiofônico produzido pela EBC. Inicialmente com o nome de Programa Nacional, em 1938 passou a ter transmissão obrigatória com horário fixo das 19h às 20h, e o nome alterado para A Hora do Brasil. 

No ano de 1962, o noticiário passou a se chamar A Voz do Brasil. É o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em transmissão.

 

Sobre a Empresa Brasil de Comunicação

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

Compartilhar: