Cerimônia realizada pelo Ministério das Comunicações aconteceu na quarta (7)
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi homenageada durante o evento "5G Brasil - o legado de um país conectado", realizado pelo Ministério das Comunicações (MCom) na última quarta-feira (7) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Durante a cerimônia, o ministro da pasta, Fábio Faria, entregou troféus pela contribuição de 50 instituições e pessoas para os avanços da tecnologia móvel no Brasil.
O presidente da EBC, Glen Valente, recebeu o prêmio das mãos do ministro, que destacou a consolidação da TV Brasil no quinto lugar entre os canais mais assistidos do país, desde dezembro de 2021. Para Fábio Faria, este salto de audiência é o resultado concreto de um trabalho relevante realizado na EBC.
Ao longo da cerimônia, o ministro das Comunicações fez um balanço das ações da pasta nestes dois anos e meio de gestão. Fábio Faria também apresentou novos pontos do programa Wi-Fi Brasil e anunciou o início da distribuição dos chips do Internet Brasil a 6.250 alunos da rede pública.
Além disso, o MCom firmou contrato de R$ 796,7 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O recurso é o primeiro, em 22 anos, viabilizado pelo Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) e será utilizado no acesso à banda larga.
Participaram do evento os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Educação, Victor Godoy, da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e da Secretaria de Governo Turismo, Célio Faria Júnior. Os secretários do MCom, Estella Dantas (Secretaria Executiva), Maximiliano Martinhão (Radiodifusão) e Nathalia Lobo (Telecomunicações) também estiveram presentes e foram homenageados.
Sobre a Empresa Brasil de Comunicação
Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).