Kariane Costa assume presidência da EBC

Publicado em 16/01/2023 - 06:31 e atualizado em 16/01/2023 - 06:39

Diretora - Presidente da EBC, Kariane Costa

A jornalista Kariane Costa, representante dos empregados da EBC no Conselho de Administração (Consad), é a nova Diretora–Presidenta da Empresa. Ela foi nomeada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nessa sexta-feira (13) por meio do decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Responsável pela transição para nova gestão, a ser implementada nos próximos meses, ela também assume, interinamente, a Diretoria–Geral com o desafio de restaurar o caráter público, democrático e plural da EBC, criada para dar cumprimento à Constituição Federal, cujo Artigo 223º prevê a complementaridade dos sistemas público, privado e estatal de comunicação.

Por orientação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, a transição será realizada por trabalhadoras e trabalhadores concursados da Empresa, representantes da sociedade e profissionais da área. Também foram indicadas para o processo de transição na EBC outras quatro mulheres que assumirão cargos de gestão: Juliana Cézar Nunes, trabalhadora concursada da EBC; Rita Freire, presidente do Conselho Curador da EBC cassado após o golpe de 2016; e as jornalistas Nicole Briones e Flávia Filipini. “A composição do processo de transição, reunindo empregados concursados da empresa, mas também representantes da sociedade e profissionais da área, mostra nosso compromisso com a comunicação pública e com a integridade e o fortalecimento da EBC”, disse o ministro Paulo Pimenta.

A presidenta Kariane Costa, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, e as novas gestoras se reunirão com as trabalhadoras e os trabalhadores nesta segunda, 16 de janeiro, a partir das 11h, no Corredor Central da sede da EBC, em Brasília.

Sobre a presidenta

Graduada em Jornalismo, Kariane Costa Silva Oliveira tem 41 anos e mais de 18 anos de experiência na área. Concursada da EBC desde 2012, foi jornalista da Ouvidoria, repórter do radiojornalismo, sendo setorista do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Ao longo da trajetória na EBC, fez entrevistas exclusivas com ministros e outras autoridades políticas. Participou de coberturas de momentos marcantes do país, como as Eleições de 2014, 2016 e 2018; o golpe contra Dilma Rousseff; julgamentos no Supremo Tribunal Federal e diversas manifestações populares. Foi finalista em 2018 do prêmio Vladmir Herzog pela reportagem "O Povo Venezuelano e a crise". Ainda pela EBC, foi colaboradora na produção de matérias em espanhol para a Radioagência. Atuou como colaboradora da Rádio Nacional da Argentina com entradas sobre a situação política e econômica do Brasil. Também foi correspondente e comentarista política para rádio Blu-Rádio. Trabalhou no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB. Kariane foi integrante da Comissão de Empregados da EBC em 2016 e representante no Conselho de Administração desde 2021.