Morre o jornalista esportivo Márcio Guedes aos 75 anos, no Rio

Publicado em 07/03/2023 - 07:25 e atualizado em 07/03/2023 - 08:45

Experiente comentarista atuava na TV Brasil e na Rádio Nacional

O jornalista Márcio Guedes morreu na noite da última sexta-feira (3), aos 75 anos, no Rio de Janeiro. O comentarista esportivo vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses e estava internado em um hospital nos últimos dias. A despedida foi reservada à família e aos amigos próximos.

Márcio Guedes em 2013 no programa No Mundo da Bola
Márcio Guedes em 2013 no programa No Mundo da Bola, por Ana Paula Migliari / TV Brasil

Em cinco décadas de carreira, o experiente profissional da imprensa passou pelas redações do Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo. Foi repórter, apresentador, comentarista e colunista no jornal O Dia, na Band, na Rede Manchete, na TV Globo, na Record, na ESPN e desde 2001 trabalhava na TVE/RJ, atual TV Brasil.

Atualmente Márcio Guedes fazia comentários para os programas esportivos Bate Bola Nacional e No Mundo da Bola, da Rádio Nacional, e Stadium e No Mundo da Bola, da TV Brasil, veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Torcedor declarado do Botafogo, Márcio Guedes também era apaixonado por cinema. Nos últimos anos, na telinha da emissora pública, ele gostava de falar sobre lançamentos, clássicos e premiações da sétima arte entre suas análises esportivas.

Márcio Guedes em 2007 no programa EspoTVisão, ainda na TVE/RJ
Márcio Guedes em 2007 no programa EspoTVisão, ainda na TVE/RJ, por Ana Paula Migliari / TV Brasil

Márcio Guedes dividia a bancada do programa No Mundo da Bola, na TV Brasil, com o jornalista Sergio du Bocage. Desde o início dos anos 2000, eles formavam uma dupla afinada para o bate-papo descontraído na mesa redonda dominical da emissora pública com a participação de convidados.

A produção jornalística sobre esporte das noites de domingo teve vários títulos como Debate Esportivo, Ataque e EsporTVisão antes da denominação atual. Alguns dos craques da imprensa que integraram o time e faleceram nos últimos anos foram ícones como Alberto Léo, Januário de Oliveira e Paulo Stein.

Descontração e premiações

A interação com o público nas enquetes semanais marca a atração esportiva. O apresentador Sergio du Bocage costumava ler, ao vivo, as mensagens enviadas pelos telespectadores e perguntava ao amigo Márcio Guedes e aos convidados se eles sabiam em que estado ficavam as cidades dos participantes.

Márcio Guedes em 2017 no programa No Mundo da Bola
Márcio Guedes em 2017 no programa No Mundo da Bola, por Divulgação / TV Brasil

Em agosto do ano passado, o programa No Mundo da Bola comemorou 500 edições. Sergio du Bocage e Márcio Guedes receberam os ex-jogadores Zico, Edu Coimbra e Zenon para um especial temático. No mesmo mês, a atração ganhou cara nova com identidade visual atualizada, vinhetas reformuladas e cenário mais moderno.

Referência no exercício da profissão, Márcio Guedes conquistou dois prêmios Esso de Jornalismo. O primeiro no Correio da Manhã pela série de matérias "Futebol em três tempos", sobre a ascensão, glória e decadência de craques de futebol. A segunda láurea foi garantida pela matéria "Assim se fez o craque: Zico", no Jornal da Tarde e em O Estado de São Paulo.

Homenagens emocionadas

O saudoso craque da imprensa esportiva foi lembrado nos telejornais da TV Brasil no sábado (4) com matérias especiais e depoimento emocionado de colegas de trabalho como o comentarista Waldir Luiz, que compartilhava com Márcio Guedes a paixão pelo Botafogo, e o apresentador Sergio du Bocage.

Márcio Guedes em 2022 no programa No Mundo da Bola
Márcio Guedes em 2022 no programa No Mundo da Bola, por Fernando Frazão / Agência Brasil

A Agência Brasil também publicou três matérias sobre a morte do veterano, a repercussão do fato e o relato assinado pelo jornalista Sergio du Bocage sobre a convivência diária, a amizade, o aprendizado e a admiração que tinha pelo parceiro da mesa redonda.

Comentarista titular do No Mundo da Bola, Márcio Guedes fez sua última participação em 18 de dezembro do ano passado, logo após a decisão da Copa do Mundo. Ele comentou o resultado da competição de seleções conquistada pela Argentina durante a conversa mediada por Sergio du Bocage. Os convidados daquele debate foram o também jornalista Silvio Barsetti e a historiadora Rachel Motta.

Márcio Guedes em 2019 no programa No Mundo da Bola
Márcio Guedes em 2019 no programa No Mundo da Bola, por Fernando Chaves / TV Brasil

Márcio Guedes foi reverenciado com homenagens especiais durante o programa esportivo da TV Brasil no domingo (5), na primeira edição após seu falecimento. A abertura do programa resgatou a tradicional brincadeira dos municípios que ele participava na tabelinha com o apresentador Sergio du Bocage. O desafio era adivinhar o estado em que ficava a cidade de onde o telespectador escrevia.

O programa No Mundo da Bola ainda trouxe os depoimentos dos jornalistas José Carlos Araújo, Tim Vickery e Ricardo Mazella, que trabalharam com o camisa 10 do programa em diferentes passagens da carreira dele.

Márcio Guedes fez trio marcante com Sergio du Bocage e Alberto Léo na bancada do programa No Mundo da Bola, por Ana Paula Migliari / TV Brasil

A homenagem ainda teve fala de Durcésio Mello, presidente do Botafogo, time do coração de Guedes, e do técnico de futebol Márcio Máximo. O jornalista ainda foi lembrado na edição desta segunda (6) do Stadium, programa da TV Brasil em que Márcio Guedes também opinava sobre esportes.