Emissoras de Alagoas formalizam adesão à RNCP

Publicado em 03/10/2023 - 17:48

O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, o diretor-geral, Jean Lima, e o presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Robson Vasconcelos Calheiros, assinaram hoje (3) a adesão dos veículos da organização de Alagoas à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Com o acordo, a Rádio Educativa FM (AL) e a TV Educativa de Alagoas (TVE) passam a fazer parte da rede, que conta agora com 69 emissoras de televisão e 40 de rádio.

Instituto Zumbi dos Palmares formaliza acordo para entrar na RNCP

A partir da entrada do IZP na rede, os conteúdos das emissoras públicas de rádio da EBCRádio Nacional e Rádio MEC – chegam pela primeira vez ao estado. Até o momento, a RNCP não contava com nenhuma emissora de rádio afiliada em Alagoas.

Para Hélio Doyle, a chegada do sinal das rádios Nacional e MEC em Alagoas é um marco importante para a RNCP. “É uma satisfação celebrar esse acordo e garantir mais esse espaço importante para o fortalecimento da comunicação pública no país”, afirmou.

O IZP reúne a TV Educativa de Alagoas (TVE), as rádios educativas FM Maceió e Arapiraca, e a Rádio Difusora AM. É uma autarquia criada pelo governo do estado em 2001, que tem como missão oferecer uma programação educativa, cultural, informativa e científica, com ênfase na prestação de serviço e na contribuição para o fortalecimento da cidadania. Atualmente, o IZP, por meio da TV e Rádio FM, cobre nove municípios do estado de Alagoas, atendendo mais 1,3 milhão de pessoas.