EBC participa de debate sobre a Radiodifusão Pública

Publicado em 27/11/2023 - 19:04

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participou, nesta segunda-feira (27), de agenda nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em evento on-line que teve como tema central “Por uma radiodifusão cidadã e acessível: Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)”. Representando a EBC, participaram o diretor-presidente substituto, Jean Lima; o gerente executivo de Planejamento e Rede Nacional de Comunicação Pública, Vancarlos Alves; e a professora Maíra Bitencourt, integrante do Conselho de Administração (Consad) da empresa.

Lima destacou o trabalho que tem sido realizado na expansão da RNCP com universidades federais e, futuramente, com os institutos federais, e a importância da participação do campo acadêmico e do debate científico para a consolidação da Rede. “Para nós é muito importante participar desse momento com vocês que também atuam nesse segmento. Com uma rede forte, vamos conseguir consolidar uma comunicação pública forte. Estamos juntos nessa construção e no fortalecimento da RNCP”, afirmou.

A professora Maíra Bittencourt afirmou que a expansão é um momento muito esperado por pesquisadores e profissionais da área. “Essa fase é muito cara a todas nós, pesquisadores e professores, e fortalece não só a comunicação pública do país, como as instituições de ensino”, afirmou. Para ela, as universidades têm papel fundamental na construção de uma comunicação pública forte e são importantes parceiras para a constituição dessa Rede Nacional.

Vancarlos Alves ressaltou que a união de vários ministérios em prol da Rede é um marco para a evolução da radiodifusão pública. “Esse é um momento único e vamos avançar ainda mais. Estamos falando desse primeiro processo de expansão, mas contando com essa Rede fortalecida, com volume e intercâmbio de conteúdo para que toda a sociedade possa acessar”.

O assessor da Secretaria de Políticas Digitais, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Octavio Pieranti, explicou como funcionam as parcerias com as universidades e instituições com a EBC e a Rede e destacou que esse é um momento único do país. “Esse é o maior movimento de expansão de comunicação universitária da história do Brasil. A gente acredita que só com as universidades e a comunidade acadêmica engajadas no processo é que, de fato, teremos uma comunicação democrática, plural e garantidora de direitos”, finalizou.

Evento online
O encontro reuniu gestores, pesquisadores, professores e estudantes que atuam em TV, rádio, comunicação pública e comunitária para discutir a adesão de instituições de ensino superior (IES) e instituições públicas à Rede. Também participaram da atividade Juliano Domingues, presidente da Intercom, e a professora Iluska Coutinho, diretora científica da Intercom.

Compartilhar: