Caminhos da Reportagem conquista prêmio internacional

Publicado em 20/12/2023 - 15:01 e atualizado em 20/12/2023 - 15:01

O episódio Órfãos do feminicídio, do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conquistou, nesta terça-feira (19), o prêmio internacional de jornalismo Save the Children para América Latina e Caribe 2023. A edição deste ano recebeu a inscrição de 200 trabalhos.  

O programa premiado narra histórias de famílias que foram destruídas por um crime crescente: o assassinato de mulheres vítimas de ódio e violência doméstica. A reportagem traz depoimentos de familiares, especialistas no assunto e pessoas que conseguiram evitar a tragédia. Uma das constatações chocantes do programa foi a descoberta, via Lei de Acesso à Informação (LAI), que o Brasil não tem dados concretos e possui poucas políticas públicas voltadas ao feminicídio.  

Orfã brinca com boneca dada pela mãe assassinada

Orfã brinca com boneca dada pela mãe assassinada. Foto: Divulgação/TV Brasil

“Nós decidimos abordar a questão a partir de uma perspectiva que poucas vezes aparece: a dos órfãos. Essas crianças e adolescentes têm  sido vítimas invisíveis de uma violência que muita vezes acontece na presença delas.  Nós fizemos um trabalho investigativo, usando Lei de Acesso a Informação para obter dados sobre a situação dos filhos e percebermos que há muito a ser feito em termos de políticas públicas. Foi uma reportagem que exigiu muita sensibilidade de toda a equipe para dar visibilidade ao assunto, sem revitimizar as crianças", comentou a repórter da TV Brasil, Gracielly Bittencourt.

A Save the Children é uma organização internacional presente em mais de 120 países, que atua para garantir os direitos das crianças. O concurso da organização busca promover o jornalismo que dá voz às crianças e adolescentes, colocando na agenda pública os seus interesses, problemas e histórias. 

Caminhos da Reportagem 

O Caminhos da Reportagem é um programa da TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no qual jornalistas viajam pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Você pode assistir ao episódio completo clicando aqui.

Ficha técnica

Reportagem: Gracielly Bittencourt

Produção: Cleiton Freitas e Gabriella Braz (estagiária)

Reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza, Osvaldo Alves,

Auxílio técnico: Dailton Matos, Alexandre Souza, Marcelo Vasconcelos

Apoio imagens: Robson Moura, André Pacheco, Gilvan Alves

Apoio técnico: Thiago Pignata, José Carlos, Jairo Rio Branco, Rafael Calado

Edição de texto: Carina Dourado

Edição de imagens e finalização: Jerson Portela

Arte: Julia Gon e André Maciel

Compartilhar: