Rede Nacional de Rádio ultrapassa 1.200 cadastros de emissoras em 2023

Publicado em 27/12/2023 - 09:17 e atualizado em 27/12/2023 - 10:22

Na última semana do ano, a Rede Nacional de Rádio (RNR), da Superintendência de Serviços de Comunicação (SUSEC), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), superou a marca de 1.200 cadastros de emissoras de todo o país. Chamada internamente de ‘censo das emissoras’, a atualização cadastral começou em abril de 2023.

O cadastro inédito proporciona um retrato atual das emissoras parceiras, com dados como estado, município, nome, frequência e modo de transmissão, o que permite, por exemplo, fazer disparos regionalizados de conteúdos. As emissoras também informam se flexibilizam o horário da transmissão de ‘A Voz do Brasil’ e podem enviar sugestões.

As rádios cadastradas recebem destaques diários de conteúdos distribuídos pelo portal da Rede Nacional de Rádio, além de avisos oficiais, como Convocações de Redes Obrigatórias, e redes facultativas, como a Jornada Esportiva e os programas Conversa com o Presidente e Bom Dia, Ministro.

De acordo com a coordenadora da Rede Nacional de Rádio, Ana Gabriella Sales, a segunda etapa do censo começa no fim de janeiro de 2024, para apurar as preferências de conteúdos das emissoras e estreitar o relacionamento com as rádios.

Cardápio variado

A quantidade de diferentes programas de rádio disponibilizados pela RNR para as emissoras brasileiras dobrou entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, passando de 20 para 40. Atualmente, são 21 programas de órgãos parceiros e 19 de produção própria da RNR e EBC, com informações de serviço, políticas públicas e cobertura factual do poder executivo federal. Tudo em formato mp3 para simples download pela emissora.

No acumulado do ano, a RNR distribuiu mais de 9 mil conteúdos distintos. Entre eles, boletins de serviço, previsão do tempo regional e nacional, podcasts, spots e a íntegra de áudios do Presidente da República e de representantes do Governo Federal.

Todo o conteúdo está disponível em redenacionalderadio.ebc.com.br e também pelo portal agenciagov.ebc.com.br/rede-nacional-de-radio.

*Agência Gov

Compartilhar: