Maestro Marlos Nobre é homenageado por veículos da EBC

Publicado em 23/02/2024 - 10:16

Para celebrar o aniversário do pianista, maestro e compositor Marlos Nobre, a Rádio MEC veicula, desde o último domingo (18), programas sobre sua vida e obra. O artista, que iniciou sua trajetória musical aos 5 anos, no Conservatório Pernambucano de Música, no Recife, já trabalhou na emissora da EBC, onde foi diretor musical e criador de programas específicos de música contemporânea, como o Música Contemporânea por Marlos Nobre.  

Em entrevista concedida à Agência Brasil, ele conta um pouco da sua trajetória e fala sobre os novos projetos. Confira a entrevista exclusiva clicando aqui.

Em muitas etapas da vida, a trajetória de Marlos Nobre se cruza com a história da Rádio MEC. Em 1959, se inscreveu no 1º Concurso Música e Músicos do Brasil, recebendo menção honrosa por seu "Concertino para Piano e Cordas Opus 1". No ano seguinte, em 1960, seria o grande vencedor do Segundo Concurso Música e Músicos do Brasil com seu "Trio para Piano, Violino e Violoncelo". A partir daí, começou a atuar na emissora de diversas formas: participou do coro, organizou gravações, foi diretor do setor musical e da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, além de produzir diversos programas e séries dedicados ao repertório clássico e também à música de concerto contemporânea.  

Quem é Marlos Nobre

Nascido em Recife, em 18 de fevereiro, Marlos Nobre se tornou um talento do mundo e ainda muito jovem recebeu seus primeiros prêmios de composição. Sua vasta carreira inclui a criação de centenas de obras para as mais diversas formações, muitas das quais estreadas por orquestras de excelência, do Brasil e de inúmeros países. Também foi gestor e presidiu importantes órgãos culturais, como o Instituto Nacional de Música da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e o Conselho Internacional de Música da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Atualmente, ocupa a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Música e é diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Recife.

Entre os muitos prêmios recebidos, está o Prêmio Tomás Luís de Victoria da Sociedad de Derechos de Autor (SGAE), em Madrid, Espanha, concedido por unanimidade pela primeira vez em sua história. Na ocasião desta premiação, o júri destacou "a excelente trajetória, a transcendência e projeção internacional de sua obra, assim como a originalidade do seu pensamento estético".

Compartilhar: