EBC debate participação das emissoras públicas na nova TV 3.0

Publicado em 04/04/2024 - 16:21 e atualizado em 05/04/2024 - 10:51

A diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, participou nesta quinta-feira (4) do Seminário de Apresentação da TV 3.0, novo padrão tecnológico em discussão para evolução da TV Digital. O evento aconteceu no Ministério das Comunicações, em Brasília.

O segundo dia de programação reservou espaço para o debate sobre perspectivas para TVs Públicas. Maíra destacou como a TV 3.0 pode beneficiar a comunicação pública, aumentando o alcance dos conteúdos disseminados pelos canais governamentais, tanto da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) quanto da Rede Legislativa.

“A gente espera que o conteúdo dos canais da União, que prestam serviço de transparência da informação pública, de cidadania, de levar aquilo que está sendo previsto, direcionado e construído em políticas públicas, chegue a toda população brasileira mesmo onde não tem canal consignado. A gente espera, para além da expansão da Rede, com a consignação de canais, que a gente consiga, com a TV 3.0, chegar naqueles municípios que não têm o canal, nem da rede da EBC, nem da Rede Legislativa, via aplicativo pela internet”, explicou.

A TV 3.0 promete revolucionar o setor com uma série de inovações que vão melhorar a experiência do telespectador. Entre as novidades, a navegação será mais interativa, por meio de aplicativos, o que permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda. A imagem passará de Full HD para Ultra High Definition (UHD), que pode chegar a 4K e 8K, trazendo recepção de áudio de alta qualidade e de imagens mais realistas.

Carlos Neiva, conselheiro técnico da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e Supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, ressaltou que a evolução da TV digital é um momento importante para a comunicação pública.

“É uma grande oportunidade para cada emissora pública sanar antigos gargalos que vão permitir maior alcance e inclusão do nosso conteúdo em locais que ainda não chegamos, mesmo que seja via internet. É um avanço significativo”, completou.

Seminário de apresentação da TV 3.0

O evento foi organizado pelo Ministério das Comunicações e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com a EBC e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).