EBC participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0

Publicado em 03/04/2024 - 15:59 e atualizado em 03/04/2024 - 16:04

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, participou, nesta quarta-feira (3), da mesa de abertura do Seminário de Apresentação da TV 3.0, novo padrão tecnológico em discussão para evolução da TV Digital. O evento foi organizado pelo Ministério das Comunicações e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com a EBC e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).  

A TV 3.0 promete revolucionar o setor com uma série de inovações que vão melhorar a experiência do telespectador. Entre as novidades, a navegação será mais interativa, por meio de aplicativos, o que permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda. A imagem passará de Full HD para Ultra High Definition (UHD), que pode chegar a 4K e 8K, trazendo recepção de áudio de alta qualidade e de imagens mais realistas.

Jean Lima reforçou que a televisão continua sendo “absolutamente fundamental e central para a sociedade brasileira”. Além disso, destacou a importância da participação da EBC no evento como um passo importante para ampliar o diálogo com parceiros.

“A TV 3.0 vai ser uma revolução na forma de consumo da TV. A gente tem que garantir, primeiro, a proeminência dos canais abertos na TV 3.0, já que 70% do consumo da população é de canais abertos. E, dentro dos canais abertos, temos que garantir a participação do sistema público de comunicação”, afirmou Lima.  

Jean Lima, presidente da EBC, participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0

O evento também contou com a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho; do Superintendente Executivo da Anatel, Abrãao Balbino; do senador Eduardo Gomes, presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado, e de representantes de diversas entidades do setor como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

O ministro Juscelino Filho destacou que o novo modelo promoverá a integração definitiva da TV aberta com a internet. “Estamos aqui hoje para discutir o futuro da radiodifusão, diante de uma das mais esperadas inovações e revoluções do setor, que chega a ser mais significativa do que a que vivemos na transição do analógico para o digital”, apontou.  

EBC participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0

As pesquisas dos padrões tecnológicos da TV do Futuro são coordenadas pelo Fórum SBTVD, com apoio e financiamento do Ministério das Comunicações, e estão sendo desenvolvidas por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão. A previsão é que o novo modelo seja implementado em 2025.  

Comunicação Pública

A programação do seminário continuará nesta quinta-feira (4). A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, participará da mesa redonda “Perspectivas para TVs Públicas”, às 11h, com moderação de Carlos Neiva, da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).

Compartilhar: