Encontro reúne emissoras parceiras para debater fortalecimento da RNCP

Publicado em 08/05/2024 - 17:03

Começou hoje (8), em Brasília, o encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne emissoras parceiras, em uma programação de dois dias, para discutir o fortalecimento da rede. A abertura contou com representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e do Ministério das Comunicações (MCom), além da diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que é responsável pela gestão da rede.

“Esse encontro é importante para fortalecer essa relação e um momento para também conhecer os novos membros da rede. E ficamos felizes com a ótima adesão, temos mais de 90 instituições parceiras aqui. A ideia é construir uma unidade na produção e fortalecer a comunicação pública”, afirmou o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.  

Encontro reúne emissoras parceiras para discutir fortalecimento da RNCP

Prevista na Lei de Criação da EBC, a RNCP é formada por emissoras de TV e rádio públicas que atuam por todo o país, propiciando cultura e informação para milhões de brasileiros. A EBC é responsável pela formação da rede e investe no seu fortalecimento e expansão - de janeiro de 2023 a março de 2024, o crescimento do número de emissoras foi de 169%. Atualmente, compõem a rede 72 geradoras de televisão e 44 geradoras de rádio.

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, destacou a diversidade regional que compõe a rede. “Boa parte de vocês está participando desse encontro pela primeira vez por causa de uma iniciativa que tem movimentado a EBC, a Secom e as instituições públicas de ensino superior pela promoção da maior expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública da história, considerando o potencial de novas emissoras”, afirmou.  

Já o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, reforçou o empenho da pasta para apoiar a expansão da rede. “É importante destacar essa mudança de paradigma do papel da EBC não só em fazer a comunicação social do governo, mas também de levar programação para a população e, com isso, a necessidade de expandir a rede. Temos visto esse esforço de uma forma muito pujante e trabalhando intensamente para ajudar a fazer a expansão, em um esforço conjunto com a EBC, Anatel e SECOM”, apontou. 

Encontro reúne emissoras parceiras para discutir fortalecimento da RNCP

 

Mapa RNCP
Durante a primeira mesa do evento, que debateu a expansão da RNCP, a diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt lançou um novo mapa interativo que apresenta a cobertura e a presença da rede nos municípios. O material pode ser acessado em rncp.ebc.com.br .

O encontro segue até amanhã e vai debater outros temas como Jornalismo em Rede,  Redes Sociais, a TV Brasil Internacional, a produção da Rádio Nacional e Rádio MEC, além de apresentar cases de sucesso de implementação das novas emissoras.

Encontro reúne emissoras parceiras para discutir fortalecimento da RNCP

 

Compartilhar: