Programação

Série visita Basílica de São Pedro, em Roma, nesta quinta (10/10)

Publicado em 07/10/2020 - 08:26
Veículos: TV Brasil
Categorias: Documentário
Exibição em: TV Brasil

A série documental Cidades Secretas viaja até Roma para revelar curiosidades sobre os bastidores que envolvem a história, a construção e a arquitetura da Basílica de São Pedro, nesta quinta (10), às 20h30, na TV Brasil, com recursos de computação gráfica, imagens de arquivo e reconstruções.

A produção internacional visita um dos santuários católicos mais sagrados do mundo. Localizada no coração do Vaticano, a Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo. O conteúdo já está disponível no aplicativo TV Brasil Play.

Tombada pelo patrimônio mundial da Unesco, a imponente construção representa a história e o poder da Igreja Católica. Considerada o maior projeto arquitetônico de sua época, a Basílica é quatro vezes maior do que Notre-Dame, em Paris, e abriga as relíquias de São Pedro.

O terceiro episódio da série Cidades Secretas destaca aspectos dessa construção titânica e dispendiosa que levou mais de um século para ser concretizada. O programa explica ainda porque seu advento fomentou a reforma protestante.

Um canteiro de obras único, uma dúzia de papas e arquitetos, delírios de grandeza e ameaças... Essa estrutura infinita se arrastou até a sua consagração no século XVII. Hoje a Basílica é reverenciada como um concentrado das artes cristãs, marcada pela notável criatividade de Michelangelo.

Nomeado arquiteto da Basílica de São Pedro em 1546 pelo Papa Paulo III, o artista teve uma participação decisiva no progresso da construção. A chegada de Michelangelo fez a diferença uma vez que ele concebeu uma cúpula excedendo em majestade a catedral de Santa Maria de Florença.

Em 1590, Giacomo della Porte e Domenico Fontana concluíram a construção da obra-prima criada por Michelangelo, vinte e seis anos após a morte do pintor, escultor e arquiteto. A construção foi consagrada pelo Papa Urbano VIII em 1626. O Pontífice é o único que pode celebrar a missa na Basílica de São Pedro.

Sobre a série

Londres, Paris e Roma são os destinos de Cidades Secretas, produção documental inédita em três episódios de 55 minutos que a TV Brasil apresenta no mês de setembro, sempre às quintas, às 20h30.

A obra tem horário alternativo na telinha da emissora pública na madrugada de quinta para sexta-feira, à 0h30. Realizado pela produtora Off the Fence, o seriado também é exibido aos sábados, às 14h, na TV Brasil. Os três episódios estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

A série desvenda mistérios sobre imponentes construções dessas três metrópoles: as megaestruturas subterrâneas londrinas, a Basílica parisiense de Sacre Coeur e a Brasília de São Pedro, no coração do Vaticano.

Com recursos de computação gráfica, imagens de arquivo e reconstruções, o seriado internacional revela perspectivas até então pouco conhecidas dessas edificações. Os documentários investigam as histórias das construções dessas três capitais.

Conhecidas pelas melhores infraestruturas do mundo, essas metrópoles guardam segredos mantidos ocultos por muito tempo. A ideia é traçar um panorama sobre obras monumentais que se destacam pela suntuosidade.

A série documental explica a dinâmica das reuniões secretas da resistência nazistas nas profundezas dos túneis subterrâneos de Londres até curiosidades sobre o sigilo por trás da construção dos lugares mais sagrados do cristianismo.

Serviço

Cidades Secretas – quinta-feira, dia 8/10, às 20h30, na TV Brasil

Cidades Secretas – quinta, dia 8/10, para sexta-feira, dia 9/10, à 0h30, na TV Brasil

Cidades Secretas – sábado, dia 10/10, às 14h, na TV Brasil

Cidades Secretas – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br