EBC / TV Brasil - 19/02/10
O Ver TV está completando quatro anos e a data será comemorada com um especial, neste domingo (21), com uma síntese dos melhores momentos dos mais de 150 programas já exibidos ao longo do período.
Nesse especial de aniversário, o Ver TV começa falando um pouco sobre a história das grandes emissoras de televisão como a Excelsior, Tupi e a TV Manchete, para destacar ainda o legado que elas deixaram para as TVs dos dias atuais.
No segundo bloco, o programa relembra a publicidade que diverte e engana o consumidor, a publicidade voltada para o público infantil e para as mulheres, além das propagandas de alimentos e bebidas. O Ver TV também produz um debate sobre a espetacularização da notícia. São os casos, por exemplo, da menina Izabela Nardoni, que teria sido morta pelo pai e pela madrasta; e da jovem Eloá, assassinada pelo namorado, em São Paulo, depois de mantida como refém.
O Ver TV fala ainda sobre a música na TV, lembrando os grandes festivais. E traz para o debate um depoimento de Zuza Homem de Melo, um de seus principais organizadores. O programa circula também pela Bossa Nova, que comemorou 50 anos, e pela música caipira de raiz, mostrando como a televisão pode ajudar ou não na divulgação da música brasileira. O encerramento do Ver Tv desta edição especial de aniversário fica por conta da música instrumental e da sua ausência na televisão.
Único programa de debates sobre televisão do país, o Ver TV cumpre uma das missões da TV pública: a de promover uma reflexão ampla e profunda sobre o próprio veículo. Realizado pela TV Câmara em parceria com a TV Brasil, o programa já convidou mais de 400 especialistas de diversas áreas para debaterem com artistas, produtores, diretores de programas e jornalistas sobre a importância artística, cultural, econômica e política da televisão brasileira.
O Ver TV, edição de aniversário, vai ao ar neste domingo, dia 21, às 17h, na TV Brasil.