EBC / TV Brasil - 21/01/10
Pequenos e grandes bichos capazes de transformar qualquer situação numa maravilhosa aventura, viagens inimagináveis pelo espaço, inventos curiosos, jogos, piratas e muito mais serão destaques na tela da TV Brasil,na próxima semana. A partir de segunda-feira (25), até sexta-feira (29), às 11 e 15 horas, e no sábado (30), às 14h30m, todos eles estarão no Anima TV I. São 17 pilotos de produções de animação voltados para públicos nas faixas etárias de 6 a 14 anos, vencedores da primeira fase do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileira – Anima TV. A iniciativa é da TV Brasil, TV Cultura, Ministério da Cultura e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC – com apoio institucional da Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA.
No início de 2009, os vencedores desta primeira fase foram escolhidos entre 257 projetos enviados de todo o Brasil. Agora, após esta semana de exibição, uma comissão julgadora inicia a seleção de dois ganhadores. Os escolhidos produzirão suas séries com 12 episódios, mais o piloto, com 11 minutos de duração cada, para serem exibidas na televisão em 2011 e apresentadas nos principais mercados internacionais de animação. Para a realização dos seus projetos, os selecionados da primeira fase, além do contrato de co-produção, participaram de uma oficina para desenvolvimento de projetos de séries de animação com consultores brasileiros e estrangeiros.
No mês de março, uma segunda oficina será oferecida aos realizadores, desta vez voltada para a inserção no mercado de animação. Após este encontro, a comissão indicará os dois vencedores. Em seu primeiro ano e ainda na fase inicial, o Anima TV já desperta interesse também no exterior. Em setembro, o projeto foi apresentado no Upto 3, mostra de animação que aconteceu dentro do Brazilian Film Festival em Toronto no Canada. Logo em seguida foi a vez da apresentação na Conferência de Animação em Televisão – TAC – realizada durante o Festival Internacional de Ottawa, no mesmo pais. Emissoras de televisão e produtoras, entre elas a Cookie Jar e Starz Animation, com forte presença no mercado de animação, destacaram a originalidade do projeto, as idéias apresentadas e, principalmente, o envolvimento das emissoras de televisão neste mercado.
A Programação.
A apresentação do Anima TV será feita através de cinco programas. Inicialmente, um especial na segunda-feira (25) com o making of de todos os selecionados, mostrando detalhes de suas realizações.
Programa n° 1, produções para a faixa etária de 6 a 8 anos. Exibição na terça-feira (26), às 15 horas e sexta-feira (29), às 11 horas.
Vai dar samba, de Humberto Dias de Avelar, de São Paulo, produzido pela Urca Filmes. Numa loja encantada de instrumentos musicais, crianças criam um clube secreto para contar histórias através de músicas.
A princesa do coração gelado, de Zuleika Esteves Escobar, do Rio Grande do Sul, produzido por Mínima. A princesa Lucy e seus amigos partem numa aventura em busca do elemento que falta para o feitiço que descongelará seu coração.
Bolota & Chumbrega, de Carlos Frederico D'Avila Pinto, do Rio Grande do Sul, produzido pelo Armazém da Imagem. O cão Bolota, a gata Chumbrega e o hamster Von Von viajam num guarda-chuva mágico em busca de comidas típicas e diversão.
Abílio e Traquitana, de Henrique Barone de Andrade, de São Paulo, produzido pela Light Box Estúdios. Um inventor e sua incrível máquina, contam com a ajuda das famílias do conhecimento para descobrir relações inusitadas misturando conhecimento e diversão.
Programa n° 2, produções para a a faixa etária de 6 a 9 anos. Exibição na quarta-feira (27), às 11 horas e quinta-feira (28), às 15 horas.
Tromba Trem, de José Luiz Brandão Albuquerque, do Rio de Janeiro, produzido por Copa Estúdios. Um elefante sem memória, uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins partem para uma viagem de trem pela América Latina.
Jajá Arara Rara, de Frederico Andrade Stanisci, de São Paulo, produzido por Estúdios MOL. Na floresta amazônica, Jajá, uma ararinha vermelha meio maluca mostra a floresta ao lado dos amigos Nininha e Salomão.
Wilbor, de Rodrigo Gava Reddo Avez, do Rio de Janeiro, produzido por Labo Cine. Wilbor é um eterno otimista mesmo quando se mete nas maiores confusões.
Vivi Varento, de Alexandre C. De Abreu, de São Paulo, produzido por Mixer. A menina Vivi viaja pelo mundo a procura de Viravento, um lugar secreto e misterioso revelado por sua avó, uma famosa escritora.
Programa n° 3, produções para a faixa etária de 6 a12 anos. Exibição na terça-feira (26), às 11 horas e na sexta-feira (29), às 15 horas.
Pirata Vs Ninjas Vs Robôs Vs Caubóis, de João Francisco Moreira Penna, de Minas Gerais, produzido por Abuzza Filmes. Inimigos naturais se enfrentam numa batalha no melhor estilo dos videogames.
Hiperion, de Bruno Correia Vidigal de Vasconcelos, do Rio de Janeiro, produzido por UPX Studios. Cadu, um menino de 12 anos, enfrenta diversas agruras até aprender a usar a armadura Hiperion. Parte então para derrotar o vilão Hyrus e proteger o universo. Produzida em 3D.
Platz na Cidade, de Paulo Kiyoshi Abreu Miyada, de São Paulo, produzido por Animatório. As aventura de Platz, um entregador de pizza numa grande cidade. Ele é obrigado a entregar as encomendas em, no máximo, dez minutos superando os mais absurdos obstáculos.
Carrapatos e Catapultas, de Almir Correia, do Paraná, produzido por Zoom Elefante. Carrapatos de uma distante galáxia, adoram se catapultar e sugar tudo que encontram no universo até explodir e ir morar no “Mundo dos carrapatos fantasmas”.
Programa n° 4, produções para a faixa etária de 12 a 14 anos. Exibição na quarta-feira (27), às 15 horas e na quinta-feira (28), às 11 horas.
Scratch, de Frederico Otávio Luz, do Rio Grande do Sul, produzido por Cápsula. Três baratas detetives auxiliam um investigador incompetente a desvendar crimes bizarros.
Nave Sub-D, de Pedro Aguilera Fernandes, de São Paulo, produzido por Maria Bonita. Sub-D, uma nave antiga e decadente, resgata os tripulantes da nave G-8, um luxuoso modelo de última geração. Os desentendimentos entre os dois grupos são inevitáveis.
Historietas Assombradas (Para Crianças Mal-Criadas), Victor Hugo Maciel Sansão Borges, de São Paulo, produzido por Neoplastic. A chegada de um velhinha transforma a vida de um garoto de 11 anos num universo sem limites para a imaginação.
Zica e os Camaleões, de Ari Nicolosi Mota, de São Paulo, produzido por Conteúdos Diversos. Zica, uma menina de 14 anos, procura através de sua arte entender o mundo que a cerca.
Miúda e o Guarda Chuva, de Victor de Morais Cayres, da Bahia, produzido por Santo Forte. Miúda alimenta sua planta carnívora com formigas sem saber que os insetos arquitetam um plano cheio de histórias extraordinárias envolvendo guarda-chuvas e poesias.
No sábado (30), a partir das 14h30m, a TV Brasil apresenta a Maratona Anima TV com todos os concorrentes.
O Programa Anima TV visa estimular o desenvolvimento da industria brasileira de animação através da realização de projetos regionais, capacitação de profissionais no setor, a articulação de um circuito nacional de teledifusão de projetos de animação e a inserção da animação brasileira no cenário internacional.