EBC / TV Brasil - 24/09/2009
Artistas, cineastas, políticos e personalidades do mundo cultural participaram do lançamento da nova programação da TV Brasil, em cerimônia realizada ontem (23) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Durante o evento, antes mesmo do anúncio das novas atrações, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, junto ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inauguraram o sinal digital da emissora no Rio. Com apenas um toque na tela de plasma instalada junto ao palco, ministro e governador conectaram o novo sinal digital através do canal 41.
"Este é um modelo a ser seguido"
Governador Sérgio Cabral
Os novos programas da equipe de jornalismo foram expostos por quatro apresentadores da emissora - Nova África, Papo de Mãe e Paratodos -abriram as apresentações. Luiz Carlos Azenha, Mariana Kotscho, Big Richard e Letícia Ottomani, apresentadores dessas três produções, subiram ao palco para receber os cumprimentos. Em seguida, todos assistiram a um compacto de cada programa. O cartunista e escritor Ziraldo, outro homenageado, apresentou seu ABZ do Ziraldo acompanhado do coral Maluquinho, criado especialmente para o programa.
As homenagens da noite não se limitaram ao novo elenco da TV Brasil, alguns apresentadores já consagrados pelo público também foram reverenciados. Entre eles, Paula Saldanha, de Expedições; Júlia Lemmertz, da Revista do Cinema Brasileiro; Fernanda Honorato, do Programa Especial; Roberto D'Ávila, do Conexão; o maestro Schiller, do programa A Grande Música; o jornalista Ancelmo Gois, do De lá pra cá; Sérgio Britto, do Arte com Sérgio Britto; e Leda Nagle, do Sem Censura.
"Essa é a nova cara da TV Brasil, mostrando um conteúdo importante, alguns produzidos na emissora, com linguagem inovadora; outros por produtores independentes, estimulando o setor, e ainda o que tem de melhor na TV mundial. Esse é um sinal claro de que a TV Brasil trata o telespectador como cidadão"
Ministro Franklim Martins
Com menos de dois anos de existência, a TV Brasil está renovando 25% de sua grade que valoriza a diversidade cultural brasileira e fomenta a produção independente. Segundo o ministro Franklin Martins, a nova programação estimula o espírito crítico do telespectador.
Para o governador, o papel da TV Pública é atrair novos artistas e novas produções.
"Teremos 6 horas de conteúdo infantil. É importante para a TV pública oferecer programas de qualidade para todas as crianças em TV aberta"
Tereza Cruvinel
Cerca de 500 pessoas ocuparam o espaço do MAM para assistir à apresentação dos novos programas que já estão sendo exibidos. Segundo a diretora presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a jornalista Tereza Cruvinel, são 30 novas produções que constituem uma grande oferta de conteúdo para o público. "Teremos 6 horas de conteúdo infantil. É importante para a TV pública oferecer programas de qualidade para todas as crianças em TV aberta. ABZ do Ziraldo, séries da BBC e animação e dramaturgia internacional. Teremos programas informativos como o Nova África, que mostra o continente aos brasileiros. Para a família, a emissora reservou atrações como Papo de Mãe, que discute as questões dos filhos e da vida em família. A Tv Que Se Faz no Mundo, que mostra o que se faz na Europa, África, Ásia, Oceania e as Americas, junto com outros produtos de qualidade das TVs públicas internacionais como Planeta Azul e O mundo BBC, produtos da TV pública do mundo", destacou a jornalista.
Leda Nagle, que subiu ao palco e dividiu o microfone da festa com os colegas, e também jornalistas da TV Brasil, Aziz Filho, Luciana Barreto e Naná Nascimento, destacou que, em breve, a emissora trará mais novidades e novos programas. Ao lado de Aziz, Leda anunciou que serão lançados, por exemplo, Lutas.Doc que traz um panorama da história das lutas populares no Brasil, uma série da produtora Lullane e Buriti Filmes. E ainda Junto e Misturado, programa que será comandado por MV Bill. E, ainda este ano, Almanaque Brasil, produzido em parceria com a TV Cultura de São Paulo. O encerramento da cerimônia se deu com uma das prioridades da TV Brasil - a música - e terminou com o coral de crianças do ABZ do Ziraldo.