
A Radioagência Nacional completa 10 anos neste sábado (11/10) com muito a comemorar. O veículo, que disponibiliza para download gratuito matérias, programetes, entrevistas, spots, radionovelas produzidos pelo Radiojornalismo da EBC, pelas Rádios EBC e pela Agência Brasil, soma atualmente 1.918 mil de usuários cadastrados, entre emissoras públicas, comunitárias, educativas, livres, on-line e até mesmo comerciais. No total, o público conta com uma produção que varia entre 60 e 80 conteúdos disponibilizados diariamente.
Desde 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação, a Radioagência trabalha com foco na promoção da cidadania, aprimorando a qualidade dos conteúdos, do layout e da navegação. A valorização do esforço é visível nos depoimentos das emissoras que usam os conteúdos disponibilizados. Para o diretor de jornalismo da 96 FM de Palmas, Clediston Ancelmo, o conteúdo baixado complementa a produção jornalística da emissora. “Temos um departamento de radiojornalismo, mas para dar a diversidade do país para o nosso ouvinte a gente utiliza as matérias da Radioagência, que abrangem vários cantos do país”, destaca.
A gerente da Educadora FM de Salvador, Márcia Moreira, concorda e ressalta a importância dos áudios para oferecer uma programação mais completa para os ouvintes da emissora. “No caso da gente e de outras emissoras que não tem infraestrutura de cobertura nacional, o material da Radioagência é excelente, porque cobre justamente um espaço que dentro do jornalismo acabaria ficando vago.”
Segundo a coordenadora da Radioagência, Juliana Cézar Nunes, a perspectiva é ampliar o serviço de forma atender melhor o público, bem como aumentar o intercâmbio de conteúdos. “Buscamos estimular que as emissoras também contribuam com produção própria”, ressalta. Para esse fim, o site disponibiliza espaço para conteúdos produzidos por outras emissoras públicas, identificados com a tag Antena Pública .
Conquistas e reconhecimento
Juliana Cézar afirma que o ano da comemoração foi importante por causa das duas grandes coberturas: a copa e as eleições. A Radioagência provou sua relevância, por exemplo, na disponibilização de conteúdos durante o primeiro turno das eleições. “Do sábado anterior às votações, até as 19h da segunda-feira, as rádios que utilizam nossos serviços fizeram 2,8 mil downloads”, comemora Juliana.
Durante a Copa, por sua vez, a Radioagência disponibilizou todo o conteúdo da cobertura especial das rádios e do radiojornalismo. No período, foi registrado um aumento de 800% do número de visualizações do site. Um dos resultados da experiência foi o aumento da troca de conteúdos com as emissoras da Rede Pública de Rádios, como relata o diretor da Rádio Universitária de Fortaleza, Nonato Lima. “Nesse período, mandamos mais matérias e também recebemos mais”, conta. “Se a gente tem um legado é justamente essa possibilidade de uma articulação maior em rede”.
O veículo também coordenou a produção de conteúdos especiais, como a série Direitos das Crianças no país da Copa. Com 12 matérias, a reportagem partiu de proposta premiada no VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.
Os reconhecimentos não param por aí, o veículo já foi finalista do Prêmio Abdias Nascimento 2012, com o especial "Discriminação do negro no mercado de trabalho", produzido pela Rádio Nacional da Amazônia, e atualmente concorre como finalista n a 11ª edição do Prêmio Libero Badaró de Jornalismo, com as reportagens “A América Latina e o Golpe de 1964 no Brasil” e “Madiba Vive - O legado de Nelson Mandela para a luta contra o racismo no Brasil.”
Coberturas Especiais
O primeiro semestre do ano da comemoração trouxe ainda outras coberturas especiais. Entre elas, destaca-se a feira de tecnologia Campus Party, o Carnaval, os 50 anos do Golpe Militar, o centenário de Abdias Nascimento e da escritora Carolina de Jesus.
No que diz respeito ao conteúdo editorial, ressalta-se a ampliação do serviço Voces del Sur , que inclui um boletim em espanhol semanal, Ronda Informática, com participação das Rádios EBC e conteúdos de rádios latino-americanas, e outros dois diários produzidos com informações do jornalismo da EBC.
Ainda este ano, os planos incluem a veiculação do seriado “Na onda digital”, sobre cultura digital, de um boletim semanal em inglês, além novos programetes sobre direitos do consumidor, pesquisa e inovação e expressões culturais brasileiras.