
A TV Brasil, a Sesame Workshop e a TV Cultura de São Paulo se unem para produzir a próxima temporada do programa infantil Vila Sésamo, prevista para ir ao ar no segundo semestre de 2015.
A atração terá cerca de 120 episódios com duração de 30 minutos cada e ganhará novos personagens, incluindo humanos e bonecos, um destes apresentado características tipicamente brasileiras. O programa será voltado para crianças de 3 a 7 anos.
A temática que será trabalhada na nova série está sendo desenvolvida a partir de discussões do Seminário de Conteúdo – Vila Sésamo, realizado nos dias 1 e 2 de outubro, em São Paulo. O eixo central que dará suporte para criar as abordagens e os conteúdos estará voltado para os temas propostos no evento: desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento emocional e integração social; cuidado e hábitos saudáveis; linguagem das crianças; e natureza, sociedade e cidadania. A partir desse universo, os roteiristas darão forma às histórias propondo usos da linguagem e falas dos personagens.
A primeira temporada de Vila Sésamo foi exibida entre 1972 e 1977, e alcançou um grande sucesso. O programa era uma versão brasileira da série americana Sesame Street, em uma coprodução da TV Cultura com a Rede Globo. Os bonecos que participavam dessa versão eram Garibaldo, Gugu, Funga-Funga e a dupla Beto e Ênio.
O objetivo da primeira temporada foi familiarizar as crianças, em fase de pré-alfabetização, com o universo dos números, letras, sons, cores e também dos livros. A mescla de conteúdo educativo com bom humor garantiu à atração diversos prêmios, entre eles o Helena Silveira, de Melhor Programa Cultural e Melhor Atriz, concedido a Sônia Braga, além do APCA de Melhor Programa.
Em 2007, uma nova versão foi exibida na TV Cultura e TV Rá Tim Bum!
Vila Sésamo voltou com o pássaro Garibaldo, já conhecido pelo público e cujo nome é exclusivamente nacional, e a monstrinha Bel, criada especialmente para esta versão.