Que histórias guardam as paredes de uma casa abandonada no sertão nordestino, as de um antigo sanatório para doentes de tuberculose no interior paulista ou as da escola para meninas na primeira vila operária de São Paulo?
O Caminhos da Reportagem desta quinta (12), às 22h, na TV Brasil, acompanha fotógrafos apaixonados por ruínas. Eles vão até o Hospital Matarazzo, fechado durante 20 anos, em São Paulo. O espaço reabriu em 2014 para uma exposição de artes, mas ainda permanece fora de operação. A equipe também entrevista pernambucanos que consideram Olinda uma caixa de fotografias que lembra a todos de onde vieram e quem são.

Em Patos de Irerê (PB) Lampião deixava o esconderijo no pé da serra para passar a noite jogando cartas na casa de Marcolino, seu “protetor”. Histórias de sequestros de mulheres, combates entre polícia e cangaceiros, a briga entre o governador da Paraíba e o coronel José Pereira, estão em patrimônios públicos e privados, conservados ou não.
A primeira vila operária de São Paulo é locação para peças publicitárias, editoriais de moda e clipes musicais. No antigo sanatório para tratamento de tuberculosos em São José dos Campos (SP) os moradores fazem caminhada na área externa, em torno dos prédios abandonados.
Abandono e esquecimento. O programa jornalístico da emissora pública investiga por que o ser humano sente-se atraído por imagens e histórias de locais deixados sob a ação do tempo.
Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (12) às 22h, na TV Brasil.