TV Brasil exibe documentário inédito em Dias que Abalaram o Mundo

Publicado em 11/03/2015 - 20:38 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

Dias que Abalaram o Mundo - Custo da Traição (TV Brasil)Dias que Abalaram o Mundo - Custo da Traição (TV Brasil)

No episódio desta quarta-feira (11), da série Dias que Abalaram o Mundo, que vai ao ar às 22h, na TV Brasil, será exibido o documentário “O Custo da Traição”. O filme retrata duas situações da história envolvendo espionagem e traição.

Os britânicos Guy Burgess e Donald MacLean são integrantes da rede dos "cinco de Cambridge", recrutados em uma conceituada universidade que incluía ainda Kim Philby, Antony Blunt e John Cairncross. Eles fogem e se refugiam na Rússia, em 1951. Já o casal americano Julius e Ethel Rosenberg foi executado em 1953, apesar de um pedido de misericórdia do Papa Pio XII.

Os relatos contam que, em 25 de maio de 1951, os serviços de segurança da Inglaterra preparavam-se para acusar Donald Maclean, um alto diplomata, de espionagem a favor dos russos. Na noite marcada para a acusação, Maclean desapareceu, junto a outro importante diplomata, o Guy Burgess. Era óbvio que ambos tinham fugido para a Rússia. E alguém altamente colocado nos serviços secretos britânicos os informavam. Então, passou a ser prioridade encontrar esse terceiro homem, que propiciou, por meio de informação, a fuga dos espiões.

Já os americanos Julius e Ethel Rosenberg foram executados na cadeira elétrica em 1953. O motivo foi que russos usaram o Relatório Smith e a rede de espionagem implantada nos Estados Unidos. Rede essa em que Julius Rosenberg atuava, para obter conhecimento e chegar ao segredo da bomba atômica. Em seguida, em 29 de agosto de 1949, no Cazaquistão, realizaram o primeiro teste atômico russo.

Serviço:
Dias que Abalaram o Mundo – quarta-feira (11), às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: