
No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Criada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro – a data visa a discutir globalmente e chamar atenção para os problemas relacionados aos recursos hídricos disponíveis no planeta. Para colaborar com as reflexões sobre o tema, a TV Brasil exibirá, a partir do dia 16, segunda-feira, programação especial com séries nacionais e internacionais, programas produzidos em diversas regiões do país e reportagens especiais que vão ao ar no Repórter Brasil, nas edições da tarde (12h) e da noite (21h).
Confira abaixo os destaques:
Séries de Documentários
Nova Amazônia – ESPECIAL
Programa produzido pela TV Cultura do Amazonas, Nova Amazônia vai mostrar, em cinco episódios, o cotidiano de quem vive em casas flutuantes, como é feito o transporte de pessoas e cargas pelos rios da região, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, o funcionamento do ciclo hidrológico da região amazônica e como se deu a formação do maior rio do mundo - o Amazonas.
Segunda (16) a sexta-feira (20), às 17h30
AL NATURAL - Água em Tempo de Sede
Série de cinco episódios fala sobre os problemas enfrentados na América Latina em relação à água.
Segunda (16) a sexta-feira (20), 18h30 às 19h
Os rios e a vida
Em seis episódios, serão desvendados os mais icônicos rios do mundo: o Amazonas, o Nilo, o Mississippi, o Ganges, o Yang-tse e o Reno. O programa revela como a cultura e a vida de milhões de pessoas é moldada pelas águas que as cercam.
Segunda (16) a sábado (20), 19h às 20h - Série
Documentário
Rios Voadores
O filme aborda o fenômeno natural conhecido como “rios voadores”, que é responsável por transportar a umidade da Amazônia para regiões como Pantanal, Centro Sul e Bacia do Prata, influindo no clima dessas regiões. Rios Voadores mostra que, diante do progressivo desmatamento da Floresta Amazônica, tais rios em vez de continuarem transportando umidade, passam a deslocar fumaça e poeira em suspensão (associada às queimadas) desde a Amazônia até o sul do Brasil. São recolhidos depoimentos do Cacique Aritana (líder do Alto Xingu), na Aldeia Yawalapiti, Xingu, no Brasil e de populações ribeirinhas (no Peru e Colômbia), que sentem intensamente o impacto das mudanças climáticas ocorridas nessas regiões. O documentário é todo feito a partir de imagens aéreas das regiões mencionadas.
Sábado (21), às 18h30
Especial Dia Internacional da Água
No domingo (22), das 18h às 21h, a TV Brasil exibirá os seguintes programas:
Água_Vida
O programa, produzido pela TV UFSC (da Universidade Federal de Santa Catarina), traz as informações para auxiliar os cidadãos reencontrar o caminho da convivência harmoniosa com o planeta Terra que passa pela transformação radical dos modos de produção, dos hábitos de consumo e da forma de vida de todos.
Domingo (22), às 18h

Uma produção da TV UFG (da Universidade Federal de Goiás), o programa mostra como está a situação das nascentes e rios no Estado de Goiás e apresenta pesquisas e iniciativas inovadoras na preservação dos recursos hídricos.
Domingo (22), às 18h30
Caminhos da Reportagem - Águas Contaminadas

O programa da TV Brasil terá como tema nesta semana a Contaminação da Água. O jornalístico vai tratar de questões relativas à qualidade dos rios e córregos que cortam o Brasil, os tipos de contaminação que ocorrem nas cidades e no campo, o desempenho do poder público na proteção dos recursos hídricos, as histórias de pessoas que se dedicam à causa da preservação das águas no Brasil. A equipe de reportagem percorreu quatro estados brasileiros e constatou que, apesar das ameaças, existem pequenas ações que podem trazer grandes resultados na luta pelo reequilíbrio do ecossistema.
No Amazonas, o programa mostra os efeitos da contaminação urbana. Em Manaus, como os dejetos despejados nos igarapés estão colocando em risco a saúde do maior rio do País, o Amazonas. No Mato Grosso, a contaminação das nascentes e do lençol freático por agrotóxico e Mercúrio já põe em risco o maior aquífero do mundo, o Guarani.
Apesar deste cenário, iniciativas individuais e coletivas apostam na mudança de relacionamento do homem com as águas. Ações como a do fotógrafo, Sebastião Salgado, que transformou a fazenda da família, em Minas Gerais, numa instituição de resgate de nascentes. Nos últimos 16 anos, 1000 delas já foram recuperadas. Em São Paulo, o projeto RIOS E RUAS revela centenas de córregos que foram sendo escondidos pelas redes de esgoto, pelo asfalto, prédios e marquises.
Domingo (22), às 19h
Potencial Hidroviário do Rio Grande do Sul
Nesta produção da TVE do Rio Grande do Sul, mostra-se o potencial das hidrovias gaúchas. São mais de dois mil quilômetros de rios, lagos e lagoas navegáveis cobrindo todo o território gaúcho. Um potencial utilizado pelos povos originários e intensamente explorado no processo de colonização do Rio Grande do Sul. Apesar deste histórico, hoje apenas 10% da produção gaúcha para exportação chega ao porto de Rio Grande através do modal hidroviário. O programa mostra como as hidrovias gaúchas já servem e podem servir ainda mais como caminhos para o desenvolvimento.
Domingo (22), às 20h
Entre Rios
O filme faz um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade de São Paulo, mostra os impactos da chegada das estradas de ferro e detalha os problemas sanitários e o plano de urbanização pelo qual a cidade enfrentou na década de 50, quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento.
Domingo (22), às 20h30
Série de reportagens especiais
O Repórter Brasil exibirá de 16 a 20 de março e de 23 a 25 de março, nas edições da tarde (12h) e da noite (21h), uma série especial sobre recursos hídricos e a crise no abastecimento em algumas cidades brasileiras. A série vai mostrar como andam as nascentes dos principais rios brasileiros e a situação das bacias hidrográficas, como a ocupação desordenada do cerrado tem impactado no curso e vazão dos rios que passam pela região, a polêmica ao redor da transposição do rio São Francisco e a seca no Nordeste, ações alternativas para driblar a falta d'água em São Paulo e outras capitais que sofrem crises de abastecimento. E correspondentes internacionais contarão como alguns países da Europa e das Américas cuidam da água.
Segunda (16) a sexta-feira (20), às 12h e às 21h
Segunda (23) a quarta-feira (25), às 12h e às 21h