Indicado ao prêmio de Melhor Filme no Festival de Berlim, o drama "Alemanha, Mãe Pálida" é a atração da faixa Ciclo Segunda Guerra nesta quinta (7), às 23h, na TV Brasil. A produção tem o título inspirando em um verso do poema "Deutschland" de Bertolt Brecht.

Ao todo, a sessão especial de filmes da emissora reúne onze longas estrangeiros premiados nos mais reconhecidos festivais de cinema. Até 15 de maio, sempre no horário de 23h, as produções mostram a rotina de pessoas que resistiram aos traumas da guerra.
Mãe concebe filha durante batalha e enfrenta desafios para criá-la
Durante o período nazista na Alemanha, Lene (Eva Mattes) e Hans (Ernest Jacobi) se casam. Com o começo da Segunda Guerra Mundial, Hans tem que ir para o front de batalha. Lene entra em trabalho de parto durante um ataque aéreo e dá a luz a Anna. Ambas precisam lutar pela sobrevivência sem a ajuda de Hans.
A trama de "Alemanha, Mãe Pálida" compreende o período de vários anos e passa por diversas fases do país; desde o nazismo até o pós-guerra depois da derrota alemã nos campos de batalha.
Dirigido por Helma Sandres-Brahms, o filme inicia com o poema "Deutschland", de Brecht, narrado por Hanne Hiob, filha da cineasta.
Ficha técnica
Título original: Deutschland Bleiche Mutter. País de origem: Alemanha. Ano: 1980. Gênero: drama. Duração: 123 min. Inédito. Direção: Helma Sandres-Brahms, com Eva Mattes, Ernest Jacobi, Elizabeth Stepanek, Angelika Thomas, Angelika Thomas, Rainer Friedrichsen, Gisela Stein, Fritz Lichtenhahn, Anna Sanders, Sonja Lauer, Miriam Lauer. Classificação Indicativa: 16 anos
Serviço:
Ciclo Segunda Guerra – "Alemanha, Mãe Pálida" – quinta-feira (07) às 23h, na TV Brasil.