Retratos de Fé explica origens e ritos da Umbanda nesta quinta (7)

Publicado em 06/05/2015 - 17:30 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

Formada no século XX no Brasil a partir da síntese de outros movimentos religiosos, a Umbanda apresenta um sincretismo que combina o Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena. O episódio da série Retratos de Fé desta quinta-feira (7) às 20h na TV Brasil desvenda as origens e ritos a partir da entrevista com os praticantes de diferentes tradições.

Retratos da Fé desta quinta-feira (07) tem a Umbanda como tema principal do programa (Gerência de Comunicação)Retratos da Fé desta quinta-feira (07) tem a Umbanda como tema principal do programa (Gerência de Comunicação)

O programa vai até Curitiba conversar com o pai de santo Thomé Sabbag, do Templo Umbanda Xangô Sete Pedreira. Ele assumiu o terreiro há aproximadamente um ano, durante um rito de atendimento público. Sabbag comenta a responsabilidade de conduzir os ritos de uma comunidade de terreiro.

A equipe também encontra com Marie Elise, mãe pequena da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, terreiro fundado na década de 1970, na capital paulista. Ela descreve origem e as diversas tradições umbandistas.

Em Cachoeira do Macacu, no Rio de Janeiro, Lygia Cunha, filha de santo da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, conta um pouco do dia-a-dia de um umbandista nascido e criado em terreiro. Já em Belo Horizonte, Leo Guarda, filho da Casa Santa, explica como a vida no terreiro o ajudou a entender as experiências espíritas que sempre aconteceram na sua vida.

Serviço
Retratos de Fé – quinta-feira (7) às 20h, na TV Brasil.

Compartilhar: