Nesta terça (5), às 23h, a TV Brasil apresenta o musical polonês "Canções Proibidas" na sessão Ciclo Segunda Guerra. Primeiro filme produzido pela Polônia depois da guerra, o longa mostra o esforço de sobrevivência da população de Varsóvia arrasada pelos combates e ainda sob o domínio das forças nazistas. Ao todo, a sessão reúne onze filmes estrangeiros que tem como pano de fundo a vida de gente que resistiu aos traumas da guerra.

Dirigido pelo cineasta e roteirista Leonard Buczkowski, o filme "Canções Proibidas" foi rodado em 1946 nas ruínas da capital polonesa. O musical resgata a atmosfera da época e os cenários originais da dura rotina enfrentada pelos moradores da região. Contado em forma de flashbacks, o longa destrincha a saga dos habitantes de Varsóvia na luta pelo controle da cidade durante a Segunda Guerra Mundial.
A primeira parte da produção reúne a maioria dos números musicais. As canções constituem o fio condutor da trama. Em geral, foram utilizadas obras de artistas de rua e orquestras de quintal. A segunda metade do filme aborda com mais intensidade os drama de guerra.
Inicialmente, os realizadores de "Canções Proibidas" planejavam fazer um documentário de média-metragem musical, mas após a sua conclusão em 1946, decidiran estender o filme para uma versão ficcional do longa-metragem.
Ficha técnica
Título original: Zakazane Piosenki. País de origem: Polônia. Ano: 1947. Gênero: musical. Duração: 97 min. Inédito. Direção: Leonard Buczkowski, com Janina Ordezanka, Danuta Szaflarska, Jerzy Duszynski. Classificação Indicativa: 14 anos
Serviço:
Ciclo Segunda Guerra - “Canções Proibídas” – terça-feira (05) às 23h, na TV Brasil.