
Religião neopagã politeísta, de culto basicamente dualista, a Wicca é tema da série Retratos de Fé desta quinta (11), às 20h, na TV Brasil. Influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental, a Wicca considera a existência de poderes sobrenaturais, como a magia. Os seguidores desta denominação religiosa são chamados de bruxos.
Esta semana, a equipe da produção conversa com wiccanos e pesquisadores de ocultismo que explicam as bases dessa prática espiritual. Em Recife, Karina Oliveira, uma jovem bruxa de 27 anos, historiadora e autora de uma dissertação sobre a prática Wicca (a entrada e a permanência dos adeptos), dá mais detalhes sobre a presença da tradição no Brasil.
No Rio de Janeiro, Alana Morgana, estudiosa de ocultismo e paganismo, wiccana e taróloga, explica a roda do ano: os "esbats" e os "sabas". Em São Paulo, durante a 10ª Conferência de Wicca e Espiritualidade da Deusa, a série bate um papo um alto sacerdote em formação. Para fechar o programa, a equipe ainda entrevista um adepto que ingressou na religião há pouco tempo e relata suas experiências.
Sobre a série Retratos de Fé
Com 26 episódios, a série abre espaço para que os diversos grupos religiosos existentes no país apresentem suas mensagens de fé. A cada semana, um determinado credo expressa livremente suas concepções, crenças, cerimônias, vivências e manifestações religiosas. Os representantes de diferentes religiões falam sobre o sagrado de sua doutrina de forma direta, sem mediação ou interferência.
Em cada edição de Retratos de Fé praticantes com diferentes níveis de envolvimento, desde líderes religiosos aos recém-convertidos, abordam a experiência religiosa segundo o seu ponto de vista.
Além de estimular respeito às variadas crenças existentes no Brasil, a proposta da série é oferecer ao público um olhar plural sobre as religiões professadas no país.
Serviço
Retratos de Fé – quinta-feira (11) às 20h, na TV Brasil.